Morte de gatos assusta moradores da Vila Santa Clara
Morte de gatos assusta moradores da Vila Santa Clara
Texto: Rita de Cássia Cornélio
Moradores da Vila Santa Clara, em Bauru, estão assustados e revoltados com o envenenamento de gatos que está ocorrendo na região. Vários animais foram envenenados e, pelo menos, quatro morreram. Um dos moradores registrou a morte de um dos seus felinos no 3.º Distrito Policial, que investiga o caso.
Morador da quadra 3 da rua Capitão Gomes Duarte, Arnaldo Alves Souto teve dois de seus gatos envenenados. "O Serafim
(nome do gato) foi envenenado, pela primeira, vez em janeiro. Eu percebi que ele estava envenenado e o levei para o veterinário. Uma semana depois, ele ficou com os mesmos sintomas e morreu", contou.
Souto explicou que os felinos ficam com vômitos, convulsões e urram de dor. "O veneno faz com que o animal pule de um lado para outro, urrando e vomitando um líquido branco. Em pouco tempo, se ficar sem socorro, eles morrem", disse.
O morador diz que as maldades contra os animais são constantes.
"No último dia 19, a gata Vitória, que pertence a minha filha, também foi envenenada. Nós percebemos que ela estava envenenada e levamos para o veterinário. Ela está em tratamento", afirmou.
Souto disse que seus vizinhos Márcia Aparecida Muniz e Valter Lambertini também tiveram seu felinos envenenados.
"Nós já demos o nome de um suspeito para a polícia. Sabemos apenas que ele coloca veneno em pedaços de peixe ou de carne em cima dos muros. Queremos que a polícia tome providências", cobra o morador.
Veneno no telhado
Apaixonada por gatos e cães, a dona de casa Lourdes Alves Ursulino também já perdeu uma gata envenenada e teve mais três felinos com problemas. "Uma das minhas gatas morreu. Outras três foram socorridas a tempo. Todas elas apresentavam o mesmo sintoma: vomitavam um líquido branco e babavam", contou.
A mulher acha que o veneno está sendo colocado sobre sua casa, localizada na quadra 1 da rua Domiciano Silva. "Meus gatos não saem de casa. Eles ficam sobre o telhado e eu acho que é lá que o veneno está sendo colocado", disse.
A moradora afirmou que tem um suspeito. "Nós desconfiamos de um morador, mas não temos provas para acusá-lo". Ela contou que sua vizinha também teve dois de seus gatos envenenados. "Ela correu para o veterinário com eles e conseguiu salvá-los."
Polícia investiga caso
A matança de gatos na Vila Santa Clara está sendo investigada pela Polícia Civil. O morador Arnaldo Souto registrou a morte de um gato em boletim de ocorrência e o caso já foi encaminhado para a equipe de investigação, segundo o delegado adjunto do 3.º Distrito Policial, Marcos Cremonesi.
Na opinião do delegado, o autor dos envenenamentos pode ser enquadrado no artigo 32 da Lei 9605, de 1998, que prevê maus-tratos a animais silvestres e domésticos. "A pena pode ser agravada quando o animal morre. A condenação máxima é de um ano de detenção", ressaltou.