Geral

Multas

Ieda Rodrigues
| Tempo de leitura: 6 min

Radares e lombadas multam 875 nos três primeiros dias

Texto: Ieda Rodrigues

Oitocentos e setenta e cinco veículos foram multados por excesso de velocidade em Bauru nos três primeiros dias de funcionamento das lombadas e radares eletrônicos fixos - dias 8, 9 e 10 de maio. Os números foram divulgados ontem pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru

(Emdurb) que, numa parceria com a Polícia Militar visando a redução de acidentes, instalou os equipamentos.

O radar foi, disparado na frente, o responsável pelo maior número de multas. Há radares instalados em três pontos - avenida Rodrigues Alves (na altura do Horto Florestal) nos dois sentidos; na avenida Duque de Caxias (na rotatória do Jardim do Contorno) nos dois sentidos; e no prolongamento da avenida Duque de Caxias (no viaduto Antonio Eufrásio de Toledo) no sentido Centro/bairro - mas um só, cujo local não foi divulgado, estava funcionando.

Nos três primeiros dias esse radar disparou a câmera fotográfica 806 vezes, ou seja, efetuou 806 multas. A Emdurb informou que, para que o número de multas não seja ainda maior, os radares estão funcionando em forma de rodízio. Portanto, a cada vez que o CD-Room que registra as velocidades dos veículos for trocado, um dos três pontos com radares será ativado. Caso seja o ponto das avenidas Rodrigues Alves ou Nações Unidas, funcionarão os radares nos dois sentidos.

De acordo com a assessoria de comunicação da Emdurb, a estatística individual das multas efetuadas por cada radar só será divulgada após um giro por todos os aparelhos. As três lombadas juntas - avenida Nações Unidas nos dois sentidos e rua Wenceslau Braz - efetuaram 69 multas nos três primeiros dias de funcionamento.

A estatística divulgada pela Emdurb aponta que 143.245 veículos passaram pelos pontos de radares e lombadas nos dias 8, 9 e 10 de maio, quando foram efetuadas 875 multas. Portanto, 0,61% dos veículos foram multados, percentual considerado baixo pela assessoria de comunicação da Emdurb, que informou que em São José do Rio Preto, só no primeiro dia de funcionamento, os radares e lombadas aplicaram mais de mil multas.

A lombada, por ser dotada de painel luminoso grande que mostra a velocidade dos veículos, é mais visível e funciona como um alerta aos motoristas, que acabam reduzindo a velocidade ao se aproximar do aparelho. Já o radar, um aparelho pequeno na ponta de uma haste, é de mais difícil visualização - o motorista precisa estar atento

às placas instaladas antes do aparelho alertando para a fiscalização.

A quantificação das multas dos radares e lombadas será feita a cada sete dias - a primeira foi feita no último dia 11. A Emdurb informou que irá continuar divulgando os números das infrações.

PM e Emdurb esperam queda no número de multas

A Emdurb e a Polícia Militar esperam uma redução progressiva no número de multas efetuadas pelos radares e lombadas. O capitão Reginaldo de Souza Braga, comandante da 4.ª Companhia (que cuida do trânsito), analisando os números das multas, ressaltou que, na avenida Nações Unidas, já é visível que os motoristas, por causa das lombadas e radares, estão transitando mais devagar, dentro dos limites de velocidade da via.

A PM, em fiscalizações utilizando radar móvel, já chegou a registrar veículos a mais de 100km/h na Nações Unidas em trechos onde a velocidade máxima permitida é de 60km/h. Ainda não se sabe se a instalação de radares e lombadas reduziu o número de acidentes de trânsito. Capitão Reginaldo explicou que quando tiver em mãos as estatísticas de acidentes deste mês poderá compará-las com as dos meses anteriores e verificar se houve ou não redução de acidentes.

A Emdurb informou que experiências em outros municípios que possuem fiscalização eletrônica mostram que a tendência é a redução no número de multas já a partir de um mês após os aparelhos estarem funcionando. (IR)

Multa deve chegar ao infrator pelos Correios sem a foto

Os proprietários dos veículos fotografados vão receber, pelos Correios, dentro de aproximadamente um mês, as multas efetuadas pelos radares e lombadas eletrônicas. Segundo informou a Emdurb, a cópia da foto da infração não será enviada junto com a notificação, apesar de lei neste sentido ter sido aprovada pela Assembléia Legislativa e ter sido publicada no Diário Oficial do Estado.

A assessoria de comunicação da Emdurb informou que a cópia da foto não será enviada junto com a notificação porque, por enquanto, a lei ainda não foi regulamentada pelo Estado. A lei, de autoria do deputado estadual Jorge Caruso (PMDB) determina que todas as notificações de multas por equipamentos eltrônicos, entre eles radares móveis e fixos, terão de incluir cópia da foto do momento da infração e dos laudos que mostram a confiabilidade dos aparelhos.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) não vê irregularidades na aplicação da lei que exige anexar cópia da foto da infração à notificação. Segundo o diretor do órgão, Jurandir Fernandes, a nova norma apenas especifica melhor os artigos do Código de Trânsito Brasileiro, sem alterar as regras já existentes.

Se o veículo estiver em velocidade até 20% superior ao limite estabelecido para a via, a multa é de 120 Ufirs

(cerca de R$ 120,00) e o proprietário do veículo terá cinco pontos acrescidos em sua carteira de habilitação. Já se a velocidade do veículo ultrapassar em mais de 20% o limite estipulado para a via, a multa a ser aplicada vai corresponder a 540 Ufirs (cerca de R$ 540,00), e o proprietário do veículo terá sete pontos somados em sua carteira de habilitação. (Ieda Rodrigues com Agência Estado)

Locais das lombadas e radares

* Avenida Nações Unidas (na altura do Parque Vitória Régia) nos dois sentidos - velocidade máxima permitida

é de 60km/h

* Rua Wenceslau Braz (na altura da rua Olegário Machado)

- velocidade máxima permitida é de 40km/h

* Avenida Nações Unidas (na altura da rotatória do Jardim do Contorno) nos dois sentidos - velocidade máxima permitida é de 50km/h

* Avenida Rodrigues Alves (na altura do Horto Florestal) nos dois sentidos - velocidade máxima permitida é de 60km/h

* Prolongamento da avenida Duque de Caxias (viaduto Antonio Eufrásio de Toledo) no sentido Centro-bairro - velocidade máxima permitida é de 40km/h

Número de multas por locais

Lombada da Nações no sentido Centro/bairro

Dia n.º de fotos n.º de veículos % imagens

8 4 15.441 0,026%

9 1 15.195 0,006%

10 3 15.037 0,20%

Lombada da Nações no sentido bairro/Centro

Dia n.º de fotos n.º de veículos % de imagens

8 9 12.569 0,072%

9 4 10.067 0,040%

10 4 11.746 0,034%

Lombada da Wenceslau Braz

Dia n.º de fotos n.º de veículos % de imagens

8 14 10.286 0,136%

9 18 10.378 0,173%

10 12 10.025 0, 120%

Radar fixo (local não divulgado)

Dia n.º de fotos n.º de veículos % de imagens

8 282 10.971 2,57%

9 263 10.750 2,45%

10 261 10.780 2,42%

Comentários

Comentários