Trinta e sete feirantes informais estiveram ontem à tarde no auditório da Prefeitura participando de uma reunião com representantes das secretarias municipais do Planejamento e de Agricultura e Abastecimento. Na oportunidade, foi feito um cadastramento das pessoas que semanalmente participam da conhecida Feira do Rolo, realizada aos domingos na Praça Júlio Prestes, proximidades da quadra 1 da rua Gustavo Maciel.
A reunião atendeu às solicitações da Polícia Militar e Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da área do 3.º Distrito Policial Bases Centro/Sul, vindo também de encontro aos interesses dos próprios feirantes que há muitos anos reivindicavam a regularização da feira. O objetivo é evitar a comercialização de produtos ilícitos. A partir desse cadastramento, os participantes passarão a contar com alvará de funcionamento.
A Feira do Rolo existe há cerca de 20 anos e funciona na praça há mais de 12 anos. Segundo Amilcar de Oliveira Coelho, integrante da feira e representante da categoria nas conversações, as pessoas que se cadastraram são freqüentadores assíduos da feira e sobrevivem do que fazem. Considero extremamente positiva a rapidez e a boa vontade em resolver a questão. A grande maioria esteve hoje (ontem) aqui e já fez o cadastramento. Tudo saiu a contento. Há muito tempo pedíamos a regularização. Queremos agradecer, disse.
Como explicaram a secretária do Planejamento, Maria Helena Carvalho Rigitano, e de Agricultura, Cynise Pereira Leite, era sabido que algumas pessoas infiltravam-se na feira para comercializar produtos furto de roubos. Com o cadastramento, o participante terá em mãos um alvará que o identificará em caso de fiscalização da Prefeitura ou Polícia Militar. Caso alguém que possua o alvará seja pego com produto de furto, a autorização será cassada imediatamente e a pessoa responderá pelo ato perante a Justiça. Com o cadastramento ficará mais fácil o controle.
Quem não teve a oportunidade de cadastrar-se ontem ainda pode fazê-lo diretamente na Secretaria da Agricultura, que fica no Recinto Mello Moraes. No próximo domingo, dia 9, a Prefeitura estará no local para promover um levantamento que definirá se há a necessidade de um novo decreto que estipule a ampliação da feira da Gustavo, englobando a Feira do Rolo, de forma a regularizar a situação.