TERRORISMO
Os membros da CPI do Senado - que investiga supostas irregularidades no futebol brasileiro - não escondem o receio após terem recebido diversas ameaças de morte nos últimos dias. Alguns chegam a dizer que estão trabalhando sob risco de balas, mas a grande maioria evita tecer comentários sobre o assunto. Apesar disso a Comissão segue trabalhando no sentido de descobrir os autores da ameaça. Apesar da tendência da maioria das pessoas que acompanha a CPI ser a de apontar como suspeitos os principais alvos das investigações, como o presidente do Vasco, deputado Eurico Miranda (PPB-RJ), o presidente do Flamengo, Edmundo Santos Silva, e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, os membros da CPI parecem convencidos de que nenhum dos três do Rio está por trás das ameaças. Ameaça não é o estilo do Teixeira e também não acreditamos que seja o Eurico ou o Edmundo. Estamos muito perto de descobrir que as ameaças estão vindo de São Paulo - afirmou um dos assessores da CPI, que pediu para não ser identificado. Além dos processos criminais a que teria que responder, um autor de ameaças à CPI tem que responder também a um processo por tentar obstruir os trabalhos da Comissão. (essas informações são da agência de notícias Lancepress.
DEMOCRACIA
Seis jogadores do Chelsea se recusaram a viajar para Israel para o confronto de hoje contra o Hapoel Tel Aviv, pela segunda rodada da Copa da Uefa. Desailly, Petit, Gudjohnsen, Le Saux, Gallas e Ferrer alegaram falta de segurança e preferiram ficar na Inglaterra. Os dirigentes do clube inglês deram aos jogadores o direito de decidir se iriam ou não para Tel Aviv. Isso é que é democracia. A queda de um avião que ia para a Rússia, semana passada, aliada aos conflitos na região fizeram com que os atletas temessem pela integridade deles. Numa dessa, até eu. FARAH NA CPI
Eduardo José Farah vai depor na próxima semana na CPI do Futebol no Senado. Segundo o jornal esportivo Lance!, teriam sido depositados R$ 179 mil da Federação Paulista de Futebol na conta do presidente da entidade, em 1996. Em entrevista à Rádio Jovem Pan, Farah disse que poderia estar recebendo um salário de US$ 15 mil mensais da FPF desde 96, mas só decidiu aceitar ser remunerado a partir do mês passado.
DESPEDIDA HONROSA
Com uma equipe cheia de pratas-da-casa, o Vasco teve boa despedida da Copa Mercosul, batendo o líder do grupo A. O técnico Hélio dos Anjos apostou na garotada, que demonstrou um bom conjunto e derrotou ontem à tarde o Cerro Porteño por 3 a 2, em São Januário. Apesar da vitória, o Vasco já não tinha mais qualquer chances de chegar à segunda fase do torneio e terminou na terceira colocação da chave, com oito pontos. Já o Cerro só aguarda para saber qual adversário vai enfrentar nas quartas-de-final da competição. Se a partida não valia de nada para o Vasco, ao menos serviu para o técnico Hélio dos Anjos dar uma oportunidade aos jovens valores da equipe. Incentivados com a chance, os jogadores procuraram mostrar serviço e sairam-se bem.
RANKING
Se depender do ranking da Fifa a Seleção Brasileira não tem muitos motivos para se preocupar com a Bolívia, adversário do próximo dia 7 de novembro, em La Paz, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. Se o Brasil manteve a segunda colocação, os bolivianos não conseguiram manter nem a 78ª posição do mês passado e caíram três posições, ocupando agora o 81º lugar no Ranking da entidade máxima do futebol mundial. Um sinal dos tempos é que apenas Equador e Venezuela, dos sul-americanos, subiram no ranking. Os equatorianos subiram oito posições, mas nada comparável aos venezuelanos, que ganharam 15 posições.
VETADOS
A CBF vetou a liberação dos jogadores convocados por Luiz Felipe Scolari, para a festa de despedida de Diego Maradona. O ex-craque argentino enviou um email ao coordenador da Seleção, Antônio Lopes, pedindo que Cafu, Roberto Carlos, Rivaldo e Ronaldinho fossem liberados para sua partida festiva no dia 10 de novembro. Lopes, porém, negou o pedido alegando que os brasileiros estarão concentrados para a última partida da Seleção, nas Eliminatórias, contra a Venezuela no dia 14. A medida tomada por Lopes foi certíssima.
BELA TACADA
Rubens Barrichello vai se dedicar ao seu esporte favorito, depois do automobilismo, é claro: o golfe. O piloto da Fórmula 1 participará de um torneio em São Paulo, a partir desta sexta-feira. O golfe é o esporte que mais cresce no Brasil. A taxa de inscrição é de 150 reais, e a renda será revertida para uma instituição paulistana de caridade. SAUDADE
Morreu na manhã de ontem, em Curitiba, a jornalista Sônia Nassar, primeira mulher a trabalhar na crônica esportiva do Paraná. Sônia tinha mais de 32 anos dedicados ao jornalismo esportivo e não escondia o seu amor ao Atlético Paranaense. Ela estava doente há meses e morreu em decorrência de uma parada cardíaca.
MEMÓRIA
Campeonato Amador de Bauru de 1978: São Francisco 2 x Parquinho 0, no campo da Antárctica, gols de Fiana e Renato. Árbitro, Dirceu Dias. São Francisco: Joaquim (Cláudio); Sidney, Lauro, Wellington e Gílson; Bil e Alan; Foguinho (Fiana), Maguinho, Everaldo e Renato. Parquinho: Paulo Eduardo; Bira, Heto, Roberto e Jessé; Maurinho e Gérson; Novaes, Valtão, Manezinho e Dionei. Na preliminar, Sanbra 2 x Comercial 0, gols de Nê e Claudinei. Renda, dois mil e 700 cruzeiros. O São Francisco manteve a liderança do grupo A; Parquinho e Sanbra passaram a dividir a liderança do grupo B. No entanto, o campeão da cidade em 78 foi a ADPM - Associação Desportiva da Polícia Militar. O Parquinho foi campeão pela primeira vez em 79. Em 81 deu São Francisco, numa final com o time do Vista Alegre.