Vinte e cinco escolas da Diretoria de Ensino de Bauru vão receber verbas adicionais pelo desempenho, acima da média.
Vinte e cinco escolas estaduais pertencentes à Diretoria de Ensino de Bauru, sendo 14 escolas em Bauru e onze em cidades da região, estão entre as mil com rendimento acima da média da rede estadual de ensino no Estado de São Paulo. O ranking é feito com base na nota média obtida pelos estudantes no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (Saresp) e no índice de evasão de cada escola e abrangeu 6.400 unidades educacionais em todo o Estado.
O desempenho das escolas de Bauru e região foi considerado muito bom pelo dirigente regional de Ensino, Jair Sanches Vieira. Das 71 escolas da Diretoria de Ensino de Bauru, 25 tiveram desempenho acima da média do Estado, 19 ficaram na média, oito ficaram abaixo da média e 19 não foram avaliadas.
Hoje, representantes das 25 escolas da Diretoria de Ensino de Bauru com desempenho acima da média do Estado estarão em São Paulo para uma cerimônia com o governador Geraldo Alckmin. As mil escolas com desempenho acima da média do Estado vão receber diploma e verbas adicionais para investir nos projetos em execução, de acordo com Vieira.
Já as escolas cujo desempenho ficou na média do Estado vão elaborar projetos e reivindicar verbas. As escolas que ficaram abaixo da média passarão a ter acompanhamento mais próximo da Diretoria de Ensino para que melhorem o desempenho. Além das verbas, as escolas cujo desempenho estejam acima da média do Estado receberão viagens de intercâmbio para distribuir entre seus alunos.
O dirigente regional de Ensino ressaltou que a premiação funciona como incentivo para os professores e alunos. Além dos alunos das escolas premiadas passaram a ver a escola onde estudam de uma maneira diferente, é um incentivo para as demais escolas que estão na média ou abaixo da média a também trabalhar para melhorar, disse.
Vieira ressaltou que, em comparação aos últimos anos, o número de escolas da Diretoria de Ensino de Bauru entre as mil que tiveram melhor desempenho aumentou. Ele frisou que a evasão escolar, tida como um importante parâmetro na avaliação das escolas, caiu. Em 1994, o índice de evasão escolar na Diretoria de Ensino de Bauru era de 30%. Neste ano, estamos com 12%. Essa redução da evasão escolar de 18% entre 1994 e 2001 ajudou a melhorar o desempenho das nossas escolas, explicou.
Os alunos que cursaram a 5.ª série na escola Antônio Guedes de Azevedo, uma das mil com desempenho acima da média no Estado, no ano passado tiveram 59% de acerto no Saresp. Já os alunos da 7.ª série obtiveram 58,8% de acerto. O índice de evasão da escola, de 0,7%, ajudou a colocá-la entre as que tiveram desempenho acima da média do Estado, contou Vieira. Entre as 14 escolas de Bauru com bom desempenho no Estado, várias são da periferia e outras da área central.
Escolas acima da média do Estado
Antônio Guedes de Azevedo (Bauru) Cefam Lourdes Araújo (Bauru) Eduardo Velho Filho (Bauru) Ernesto Monte (Bauru) Francisco Alves Brizola (Bauru) Francisco Antunes (Bauru) Guia Lopes (Bauru) João Maringoni (Bauru) Joaquim Madureira (Bauru) Marta Barbosa - Caic- (Bauru) Mercedes Paes Bueno Stela Machado Vera Campagnani Major Fraga (distrito de Tibiriçá) Anis Dabus (Avaí) Antônio Sanches (Balbinos) Carlos Correia Vianna (Reginópolis) Célia Calil (Lucianópolis) Farid Fayad (Agudos) Nilza Santarem Paschoal (Agudos) Maria Bataglin de Lázari (Agudos) Francisco de Paula Abreu Sodré (Ubirajara) Jorge Mattar (Iacanga) Rodolfo Miranda (Cabrália Paulista) Seth de Almeida (Presidente Alves)
Como é a avaliação
É considerado como comparativo para avaliação do desempenho de cada escola a nota média obtida por todos os alunos do Estado no Saresp. A partir dessa nota média, a escola é avaliada como acima, na média ou abaixo da média do desempenho no Estado. Além da nota obtida pelos alunos no Saresp, outro item que influe na classificação da escola é o índice de evasão escolar.
Quanto maior a nota média dos alunos e menor o índice de evasão escolar, melhor é a classificação da escola. O Saresp é um sistema de avaliação dos alunos e da escola, como ela está sendo administrada, segundo Jair Sanches Vieira, dirigente regional de Ensino.
É considerada boa a administração quanto direção, professores, alunos e pais de alunos trabalham em conjunto e a escola é aberta à comunidade para atividades diversas. A cada ano, o Saresp avalia duas séries - no ano passado foram avaliadas as 5.ª e as 7.ª séries - e pesquisa a escola através de um questionário respondido pela direção da unidade. Neste ano, o Saresp vai avaliar os alunos de 4.ª e 8.ª série. A prova será aplicada no próximo mês.