Geral

Entrelinha

Redação
| Tempo de leitura: 3 min

Câmara cheia

A Câmara Municipal vai ter uma pauta densa, na sessão de hoje. Pelo menos dois projetos vão mobilizar opiniões e pressões. O primeiro é o que cria a Fundação de Previdência dos Servidores (Funprev) e o segundo é o do Orçamento de Bauru para o ano de 2002. O primeiro é debatido há um bom tempo e agora quase não há mais prazo para sua aprovação ou rejeição.

Mais fácil

O segundo tema deverá passar sem maiores problemas, uma vez que a divisão do bolo orçamentário é de competência do Executivo, embora tenha que ser aprovado no Legislativo. Vale lembrar que nesta semana o PPS, partido da situação, ganha dois novos filiados na Câmara: Leandro Martins e Oswaldo Paquito.

Câmara quente

Por falar em Câmara, o vereador Santos Neves (PTB), de São José dos Campos, vai exigir à presidência estadual do partido a expulsão de seu colega de Casa e de legenda, João Bezerra. Sexta-feira passada, Neves registrou uma queixa por ameaça de morte, supostamente feita por Bezerra. O denunciante quer a quebra do sigilo telefônico do colega para tentar provar o que diz. Bezerra nega tudo.

Nilson e Herrmann

O prefeito Nilson Costa (PPS) disse, no final da semana que passou, que a administração só tem a agradecer ao deputado federal de seu partido, João Herrmann, que tem se mostrado, segundo o chefe do Executivo, muito solícito com todas as demandas de Bauru em Brasília. Ele foi um dos deputados que votaram a favor da cidade em uma emenda ao Orçamento que beneficiaria Bauru, mas que não obteve os votos necessários, afirmou o prefeito.

São Paulo do Sul

Volta a surgir a conversa sobre a divisão do Estado de São Paulo em duas unidades autônomas entre si. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados recebeu para análise um projeto de lei do deputado federal Kincas Mattos (PSB-SP), que prevê um plebiscito para a criação do Estado de São Paulo do Sul.

54 cidades

Segundo a proposta, o novo Estado seria formado por 54 municípios do sudoeste paulista e Vale do Ribeira, com uma população de pouco mais de um milhão de habitantes. Regiões como as de Ourinhos, Itapetininga e Peruíbe ficariam na nova unidade. Bauru ficaria, pelo projeto, no Estado antigo (atual). Na região ficam 80% da Mata Atlântica do Estado.

Olho em Itamar

Itamar Franco disse ontem que vai disputar as prévias do PMDB, mesmo com a diminuição do colégio eleitoral peemedebista, imposta pela executiva nacional. Tem muita gente de olho nas pendências do partido, tanto por parte do governo quanto da oposição. Ciro Gomes aposta que pode ter o apoio do governador mineiro, caso o governo consiga o apoio do PMDB.

Desconversa

Questionado sobre a curva ascendente da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PFL), nas pesquisas de opinião pública, o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, remete para março qualquer decisão sobre o candidato da base aliada do governo. Pessoalmente, ele apóia seu amigo de exílio José Serra, mas não vai alardear por aí. Tasso Jereissati paga para ver.

Comentários

Comentários