Geral

Prefeitura de Jaú dá início ao cadastro para o Cartão SUS

Redação
| Tempo de leitura: 2 min

Jaú - A Prefeitura de Jaú deve iniciar esta semana o cadastramento da população para o projeto do Cartão Nacional de Saúde, também chamado de Cartão SUS. Com o slogan A Saúde quer conhecer você melhor, uma equipe com 13 pessoas vai se deslocar de casa em casa para registrar e cadastrar os usuários, numa tarefa que pode ser assemelhada a um censo.

Criado com o objetivo de facilitar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, o Cartão SUS será estendido a toda a população brasileira, e vai trazer uma série de benefícios. Será um cartão magnético do usuário que funcionará como identidade do cidadão no SUS, armazenando seus dados pessoais.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Antonio Marcos Rodrigues, além de garantir transparência nos serviços prestados pelo SUS, o cartão permitirá a construção de uma base de dados cadastrais do usuário, contendo informações sobre o seu histórico clínico, o que vai garantir também agilidade no atendimento. Outra qualidade do cartão é a montagem de uma rede de informações de saúde. Será possível, assim, identificar com mais rapidez alterações nos problemas de saúde de um determinado município.

Além desses benefícios, segundo o secretário, a implantação do cartão, vai coibir alguns problemas que vinham ocorrendo, como o do chamado paciente invasor usuários que buscam em outras localidades, como em Jaú, tratamento médico que poderia ser feito em seu próprio município. A partir das informações do Cartão SUS, os municípios poderão ser ressarcidos pela assistência a pacientes de outras cidades, explica.

Segundo o secretário Rodrigues, o município assinou um termo de adesão com o Ministério da Saúde, pelo qual deve cadastrar neste primeiro ano da implantação do projeto, 60% da população de Jaú, cerca de 67 mil habitantes. A implantação do Cartão SUS, de acordo com o secretário, se dará em etapas. A primeira é o cadastramento propriamente dito. Uma segunda fase, quando retornarem os cartões, eles serão entregues pessoalmente aos usuários, que receberão informações sobre sua utilização. Numa terceira fase, teremos a informatização do sistema público de saúde, com a instalação dos terminais para que esses cartões possam ser utilizados e, finalmente, a interligação das informações.

Para a execução da fase do cadastramento, a Prefeitura fez uma parceria com o IBGE local, que forneceu um mapa com a malha de setorização da cidade.

Comentários

Comentários