Última sessão
A última sessão legislativa ordinária deste ano em Bauru, hoje, está com a pauta carregadíssima. Os vereadores vão discutir e, possivelmente, votar 32 processos. A ordem do presidente da Câmara Municipal, Walter Costa (PPS), é esgotar a pauta antes do início do recesso da Casa, que se iniciará no próximo dia 15. O polêmico projeto que cria a Funprev é o mais visado da noite.
IPTU tramita
O novo projeto que realinha valores do IPTU, retirado da Casa em duas ocasiões, está em tramitação pelo Legislativo e deverá ser levado à pauta em uma sessão extraordinária, até o final do mês. Pelo menos esta é a expectativa nos bastidores. A não ser que o prefeito Nilson Costa tenha se dado por vencido diante da resistência de parte dos vereadores.
Segundo tempo
Eis mais alguns comentários feitos pelo empresário Moussa Tobias, que não foram elencados na entrevista publicada na edição de ontem. Questionado sobre a Câmara de Bauru, ele criticou o comportamento em geral da Casa, onde muitos dos vereadores não cumprem seu papel de legislador e fiscalizador. Moussa ressalva, no entanto, que o Poder Legislativo reflete a sociedade.
Oriente Médio
Natural de uma região de conflitos intensos - o Oriente Médio - Moussa critica a ocupação da Palestina pelo Estado de Israel. A única região ocupada em todo o mundo é a Palestina. É uma ocupação de sufoco, avaliou. Para o empresário, o desespero tem levado os palestinos ao suicídio e homicídio, através dos chamados homens-bomba.
Sem futuro
Para ilustrar, Moussa Tobias contou que perguntaram a um palestino se ele não tinha medo de morrer. E ele disse - E por acaso estou vivo? É uma resposta comovente, observou. O empresário não acredita que o governo israelense de Ariel Sharon, tachado de radical por especialistas em política internacional, consiga chegar a um acordo de paz com o povo palestino.
Investimento
O deputado estadual Pedro Tobias (PSDB) comentou que o governo de Geraldo Alckmin está investindo na saúde em Bauru como nunca aconteceu. Ele relembra o Instituto de Mama, o investimento de R$ 57 milhões em um hospital regional e o repasse de verbas para a AHB. O Pronto-Socorro é responsabilidade do Município, que tem que arcar com alguma coisa, alfinetou.
Resposta
O comentário do deputado cai como resposta às críticas feitas ao Estado pela secretária municipal da Saúde, Eliane Fetter Telles Nunes, na última sexta-feira. A agora candidata a deputada federal pelo PPS reclamou contra a negativa do governo em ajudar com dinheiro na reforma do Pronto-Socorro Central da cidade.
Sem clima
Não é aconselhável convidar para a mesma ceia de Natal o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Walace Sampaio, e a proprietária do Centro de Convenções Mixage, Silene Marihá Cesarin. Instado a enviar uma mensagem de amigo secreto à empresária, Walace não aceitou. O amigo secreto é uma das muitas promoções de final de ano do Jornal da Cidade, como forma de contribuir para o clima de Natal.