Duas das três operadoras de transporte coletivo de Bauru - TUA (Cidade Sem Limites) e Kuba (Baurutrans) - obtiveram uma modificação no contrato firmado com a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) e podem alterar a idade média dos ônibus de sua frota de quatro para seis anos. A informação sobre a mudança consta na edição de ontem do Diário Oficial do Município (DOM).
De acordo com o diretor de Transportes da Emdurb, Waldomiro Fantini Júnior, a alteração foi solicitada pela diretoria das duas empresas em função de remuneração indevida e dos débitos que a Emdurb acumula junto às operadoras. Isso estaria dificultando a situação financeira das empresas e a conseqüente renovação da frota.
Conforme já foi divulgado pelo Jornal da Cidade, a Câmara de Compensação Tarifária da Emdurb deve R$ 3 milhões às empresas que operam o transporte coletivo da cidade. O déficit teria sido causado, segundo Fantini Júnior, pela drástica diminuição de usuários do sistema nos últimos anos.
“Para exigir que as empresas cumprissem com a exigência contratual dos quatro anos, precisaríamos estar remunerando-as devidamente. Além disso, a frota de quatro anos custaria mais caro. Teríamos que aumentar a remuneração das empresas e isso poderia gerar o indesejável aumento da tarifa, sem falar no crescimento da diferença entre arrecadação e custo, o que causou a crise financeira da Câmara de Compensaçãoâ€, relata o diretor de Transportes.
De acordo com ele, em 1996 existiam cerca de 4,5 milhões de usuários do sistema de transporte coletivo em Bauru. Atualmente, esse total está em torno de três milhões, sendo que no mês passado a Emdurb registrou 2,7 milhões de pessoas utilizando o sistema.
Fantini Júnior admite que o ideal seria ter uma idade média menor da frota, “inclusive abaixo de quatro anosâ€. Por outro lado, ele afirma que, com seis anos, os carros estão em perfeitas condições de uso e sem oferecer riscos para a segurança dos passageiros.
“As empresas fazem um ótimo trabalho de manutenção, inclusive preventiva, e a Emdurb fiscaliza. Uma frota de seis anos ainda é nova e não oferece nenhum risco ao sistema. Inclusive, o contrato diz que o ônibus mais velho pode ter dez anos de uso. É claro que, quanto mais novos, melhor. Mas no momento, não é possívelâ€, observa.
De acordo com Fantini Júnior, atualmente a TUA possui 69 carros em circulação e mais cinco na frota reserva. A Kuba está com 57 ônibus nas ruas e cinco na reserva. Juntando essa frota aos 113 carros que a Empresa Circular Cidade de Bauru (ECCB) possui em operação no momento (com mais 11 na reserva), Bauru conta, hoje, com um total de 239 ônibus em circulação.
A reportagem tentou contato com o diretor da TUA, Hélio Meneghin, e da Kuba, Luiz Antonio Cavallaro, mas nenhum foi encontrado nas respectivas empresas. Até o fechamento desta edição, também não haviam retornado aos recados deixados na caixa postal do telefone celular de ambos.