Bairros

Evangélicos têm tradições sem rituais

Rose Araujo
| Tempo de leitura: 1 min

Diferentemente dos católicos, os evangélicos cultivam as suas tradições sem o uso de simbologias e ritos. Os costumes da religião protestante são centrados em estudos bíblicos e retiros espirituais, que visam ao envolvimento dos fiéis com os preceitos da igreja.

De acordo com o pastor Edson Valentin, da Igreja Batista Bereana e membro do Conselho dos Pastores Evangélicos de Bauru, a tradição é passada de pai para filho. “As divisões mais antigas da Igreja Evangélica, como a Batista, a Presbiteriana, têm um histórico de costumes muito antigo. Já as mais recentes, ainda não tiveram tempo de desenvolver as suas tradições”, conta.

Os retiros espirituais, de acordo com ele, são grandes representantes dos costumes evangélicos. “Eles se tornaram tão timportantes que não se limitam mais ao Carnaval. São realizados durante todo o ano”, destaca.

Durante o evento, os fiéis estudam e praticam os ensinamentos da Bíblia, isolados em um determinado local, que pode ser uma fazenda ou mesmo um recinto.

Valentin explica que os costumes evangélicos se resumem a estudos da Bíblia e discussão sobre os temas sagrados contidos nesse livro.

Nas férias, as crianças têm à disposição a escola de evangelização, que ensina princípios morais e religiosos.

Para o pastor, existe uma necessidade cada vez maior de estar cultivando as tradições da religião. “A família hoje perdeu o seu valor e é preciso resgatar os seus princípios. A religião ajuda nesse papel”, frisa.

Ele diz que a experiência com Deus deve começar dentro do lar de cada pessoa. Dessa maneira, será possível manter as tradições religiosas e divulgá-las às novas gerações.

Comentários

Comentários