Turismo

De trem na serra: Estique a viagem até Paranaguá e Morretes de trem

Da Redação
| Tempo de leitura: 1 min

Ela é antiga. Foi construída em 1885, mas prova que resiste ao tempo. A Ferrovia Curitiba-Paranaguá leva o turista a uma viagem carregada de surpresas e emoções. O trajeto pela encosta da Serra do Mar, em meio à Mata Atlântica, pode ser feito no trem convencional (vagões de classe executiva, turística ou popular) ou de Litorina, um único vagão com guias bilingües.

O passeio à caminho da natureza e da aventura começa em Curitiba, onde o viajante realiza o embarque para a viagem pelos centenários trilhos que cortam a paisagem espetacular da Serra do Mar. A descida de trem é o segundo destino turístico mais procurado do Estado, um dos raros passeios regulares de trem para turistas no Brasil e uma oportunidade única de contato com o meio ambiente.

Ao longo de todo o trajeto entre Curitiba-Morretes-Paranaguá, o turista tem a sensação de estar desbravando um pedaço intocado da Mata Atlântica, já que dos 5% da vegetação original que restou na costa brasileira, a parte mais preservada é a do Paraná. O cheiro da mata, o infinito tom de verde, os diferentes tipos e formas de plantas ficam gravados para sempre na memória de quem realiza a descida da Serra.

Comentários

Comentários