Regional

ONG Respirar protege meio ambiente e planta árvores em Barra Bonita

Davi Venturino
| Tempo de leitura: 2 min

A recém-criada Organização Não Governamental (ONG) “Respirar” de Bauru está desenvolvendo ações socioambientais em Barra Bonita com crianças e pais de alunos de um colégio particular. Trinta mudas de árvores nativas foram plantadas no bosque do município há cerca de 10 dias.

De acordo com o geógrafo Alexandre de Castro Campos, a ONG Respirar foi registrada há cerca de um mês e nasceu da iniciativa de um grupo de estudantes da Universidade do Sagrado Coração (USC). Ela é composta por sete pessoas formadas nos cursos de relações públicas, turismo, biologia e geografia.

A ONG está realizando, em seu primeiro trabalho enquanto instituição, ações conjuntas com alunos e pais de um escola particular de Barra Bonita. Segundo Campos, as ações foram divididas em três etapas. “No primeiro encontro foi falado sobre a questão da água e do lixo para os alunos. No segundo encontro, sobre a questão do aquecimento global para os pais e para os alunos também e sobre o aquecimento global e a importância da árvore”, lembra o geógrafo.

No último dia 20, os integrantes da ONG ministraram palestra na parte da manhã e à tarde levaram os alunos do Colégio Plenum ao Bosque Municipal, local em que foram plantadas 30 mudas de árvores nativas. A última etapa da ação sócio-ambiental desenvolvida pela ONG em Barra Bonita será no dia 10 de novembro. “Vai ser um período só com palestras para os pais para falar da importância da árvore e da água”, explica.

Campos ressalta que além das palestras, o grupo também realizou dinâmicas de grupo direcionadas à questão ambiental, inclusive com brincadeiras. A ONG nasceu com o objetivo de desenvolver atividades e projetos sócio-ambientais a nível regional. “Estamos trabalhando em nível regional. Ela foi criada para trabalhar não só em Bauru, mas em toda a região”, confirma.

De acordo com Campos, a ONG Respirar já está conversando com prefeituras da região para desenvolver os projetos socioambientais nos municípios. “Nós já temos projetos entregues para prefeitos da região direcionados ao meio ambiente. Projetos de reflorestamento, levantamento de fauna e flora, etc”, revela, ressaltando que o trabalho da ONG vai além da questão ambiental, passa também pelo questão social.

Comentários

Comentários