A Universidade do Sagrado Coração (USC) promove a Jornada do Curso de Graduação em Artes Cênicas de hoje a sexta-feira, com espetáculos teatrais de seus estudantes, todos os dias, com entrada gratuita e aberta a toda comunidade. O evento integra a programação da “Festa Portuguesa da USC - 200 Anos da Família Real no Brasil”, que inclui apresentações sobre a cultura e a história de Portugal.
De acordo com a assessoria de comunicação da USC, a programação começa hoje com a “Tuna Universitária”, uma tradicional composição portuguesa que reúne estudantes do ensino superior tocando músicas carregadas de semelhanças com o fado e a música popular portuguesa. As tunas preservam uma tradição secular, com raízes no século 18 e origem espanhola, com inserção na cultura portuguesa no século 19, na Universidade de Coimbra.
A apresentação dos estudantes do curso de artes cênicas tem direção da coordenadora do curso, Marly Bonome, e colaboração do professor do curso de música Irandi Daroz.
Amanhã, será realizada a abertura oficial da Jornada de Artes Cênicas com o debate “A Profissionalização em Artes Cênicas”, às 19h, no Teatro Veritas. Na seqüência, será encenada a peça “Como Um Conto de Fadas”, com direção do estudante Andriel Fagundes.
Na quinta-feira, o curso de artes cênicas apresenta o espetáculo “Alma Lusa”, que passa de Luís de Camões, Fernando Pessoa e Debret à Revolução dos Cravos para narrar a força e a virtuosidade do povo português e a construção de seu patrimônio artístico, cultural e social. A peça, com direção da professora Áurea Galli e pesquisa história do estudante Del Luiz, usa fragmentos de poesia, dança, música e imagem.
Em seguida, o público poderá conferir fragmentos das peças “Entre Quatro Paredes”, de Sartre, pelos alunos Beatriz Campos, Thiago Arruda e Carolina Martines, e “E Agora, José?”, baseada no poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade, com os alunos Del Luiz e Tatiana Santos.
Na sexta-feira, encerrando a jornada, serão apresentados fragmentos da peça “Mão na Luva”, de Oduwaldo Viana, com os alunos estudantes Beatriz Campos e Gustavo Faria, às 19h. Às 19h30, a Família Matula de Teatro e o aluno Chico Neto encenam “Matula Clowns”.
O evento será encerrado com a Premiação Artes Cênicas 2007, que prestará homenagens aos estudantes de destaque do ano - selecionados em uma retrospectiva das atividades, organizada pela produtora Zé Goiaba, montada pelos alunos do curso da USC.
• Serviço
Jornada do Curso de Graduação em Artes Cênicas de hoje a sexta-feira, com apresentações diárias. A USC fica na rua Irmã Arminda, 10-50, no Jardim Brasil. Mais informações: (14) 2107-7246.
____________________
Festa portuguesa
A Festa Portuguesa da USC “200 Anos da Família Real no Brasil” também começa hoje. Até quinta-feira, haverá uma programação variada, com palestras, apresentação musical de fados com trajes típicos, a tradicional “Tuna Universitária”, encenação teatral e degustação das principais delícias da culinária portuguesa. As atrações têm entrada franca e aberta a toda comunidade.
O evento será aberto com a palestra “Chegada da Corte ao Brasil e Seus Efeitos”, com Abel Fernando Marques Abreu, que integra os conselhos da Associação Beneficência Portuguesa e Luso Brasileira de Bauru, às 19h, no Teatro Veritas. Em seguida, os alunos de artes cênicas apresentam a “Tuna Universitária”.
Após a solenidade de abertura e da programação cultural, o setor de vivência da USC recebe uma apresentação com músicas tradicionais portuguesas, enquanto o público poderá saborear pratos da culinária tradicional de Portugal, feitas pelo Restaurante Bacalhau do Porto: bolinho de bacalhau, caldo de bacalhau, caldo verde, caldo de feijão com panceta e vinhos.
Na quinta-feira, a programação será encerrada com o espetáculo “Alma Lusa”. Ainda como parte do evento, o site da USC (www.usc.br) receberá uma série de artigos produzidos por professores e estudantes da instituição sobre os 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil.
Mais informações pelo telefone (14) 2107-7148.