Nacional

Morre André Valli, intérprete do Visconde de Sabugosa, no Rio

Folhapress
| Tempo de leitura: 1 min

Morreu ontem pela manhã, no Rio de Janeiro, o ator André Valli, que completaria 63 anos no próximo dia 12 de julho. Ele ficou conhecido por ter interpretado o Visconde de Sabugosa, na adaptação para a televisão do “Sítio do Pica-pau Amarelo”, obra de Monteiro Lobato. Valli tinha câncer e estava em casa, no bairro de Copacabana.

André Valli nasceu em Recife (PE), em 1945. Em 1965, foi para o Rio estudar teatro. Um de seus primeiros trabalhos foi “Roda Viva”, peça de Chico Buarque que estreou em 1968. Em São Paulo, fez a peça “Galileu Galilei”, de José Celso Martinez Corrêa.

Valli dirigiu os musicais “Elas por Ela”, com Marília Pêra, e “Charity, Meu Amor”. Também foi assistente de direção de Pêra na comédia “O Reverso da Psicanálise”. Na TV, além da série infantil, na qual viveu de 1977 a 1986 seu personagem mais marcante, o Visconde, o ator trabalhou em cerca de 20 novelas, entre elas “O Bem Amado”, “Pecado Capital”, “Selva de Pedra”, “Escrava Isaura” e “Laços de Família”.

No cinema, sua estréia foi em 1974 com “Lobisomem”. Atuou em “Bonitinha, Mas Ordinária” e “Vestido de Noiva”, inspirados nas peças de Nelson Rodrigues. Também teve participações em filmes da Xuxa e em minisséries, como “Despedida de Solteiro” e “Hoje É Dia de Maria”. Em seguida, foi para a Record, onde fez duas novelas: “Cidadão Brasileiro” (2006) e “Vidas Opostas” (2006/07). Neste ano ainda teve participação especial no humorístico “Zorra Total”.

Seu corpo foi velado no teatro Villa Lobos, em Copacabana. À noite, seguiria para Recife, onde vive sua mãe, e deve ser enterrado hoje.

Comentários

Comentários