Uma alternativa para garantir a diversão nas festas de final de ano sem gastar muito é criar os próprios brinquedos. Guilherme Reis, arte-educador ambiental, mais conhecido como Tio Gui, vê muitas vantagens em usar a criatividade. “Na verdade, o grande lance do brinquedo é fazê-lo. Assim, a brincadeira fica muito mais comprida, mais proveitosa e acaba trazendo ganhos para a vida no futuro. Lá na frente, as crianças utilizarão as habilidades que usaram para criar o brinquedo para fazer muitas outras coisas no mundo profissional”, conta.
O trabalho manual envolvido na construção das peças desenvolve muitas habilidades. A coordenação motora, o trabalho em grupo e o cuidado com o meio ambiente por meio do reaproveitamento de materiais são apenas algumas destas competências. Tio Gui vê ainda mais vantagens. “Pensando na parte artística do procedimento, a criança desenvolve a busca por diferentes materiais. Além disso, é possível ensinar física, química e matemática durante o processo”, diz ele.
A psicóloga Marly Biguetti ressalta o envolvimento emocional na construção dos brinquedos. “Todo ato de criar é por si só maravilhoso. Construir seu próprio brinquedo com certeza é muito bom para todos que o fazem. É uma pena que poucas pessoas hoje aproveitem para viver isto. Transformar partes em um inteiro , olhar para o inteiro e ver que você o construiu e pode utilizá-lo é muito bom, é algo que só as pessoas sensíveis e aquelas que vivem esse momento podem falar. Com certeza, teremos um envolvimento emocional maior e um carinho maior com os brinquedos que nós construímos”, diz.
Se você gostou da idéia, aprenda a fazer três brinquedos: um pião, uma peteca e um ioiô de elástico (veja abaixo e ao lado). O Tio Gui garante que se você tentar, vai conseguir. “A gente só consegue as coisas na vida se a gente tentar. Não há nada mais legal do que tentar fazer brinquedos. Papai Noel é legal e traz brinquedo também, mas quando a gente faz o nosso, fica aquele gostinho muito mais satisfeito lá dentro”, incentiva.
____________________
Material para confecção dos três brinquedos:
• saco de papel
• jornal
• papel de presente
• elásticos
• lápis
• lápis de cor ou giz de cera
• canetinha
• barbante ou tirinhas de couro
• pedacinho de madeira ou ponta de lápis
• vasinho de plástico ou qualquer objeto redondo para fazer um molde de círculo
• tesoura sem ponta
O Tio Gui tem certeza de que você vai achar tudo o que precisa na sua casa. Portanto, segundo ele, o custo dessa atividade é um grande sorriso na hora que o brinquedo ficar pronto!
____________________
Peteca
Passo 1: Amasse uma folha de jornal até formar uma bolinha.
Passo 2: Embrulhe a bolinha com papel de presente como se fosse um ovo de páscoa, deixando pontinhas para cima.
Passo 3: Prenda o espaço entre a bolinha e as pontas com um elástico. Agora você tem uma peteca bem legal para brincar bastante!
____________________
Pião
Passo 1: Faça um círculo no papelão utilizando o vaso como molde.
Passo 2: Recorte o círculo do papelão e faça um furo no centro dele. Encaixe um pedacinho de madeira no furo.
Passo 3: Divida o círculo em sete partes e pinte cada uma delas com uma cor do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, violeta e anil.
Passo 4: O pião está pronto! É só girar. Você poderá notar que o peão girando parece branco. Isso é explicado pela física: se decomposto, o branco é formado pelas 7 cores do arco-íris.
____________________
Ioiô de eslástico
Passo 1: Amasse uma folha de jornal até formar uma bolinha.
Passo 2: Coloque a bolinha dentro de um saco de papel e embrulhe-a com ele.
Passo 3: Passe o barbante em volta da bolinha até que ela fique bem presa. Depois, pegue as pontas do barbante e dê um nó.
Passo 4: Deixe a bola de lado. Emende vários elásticos. Basta passar um dentro do outro.
Passo 5: Amarre uma ponta do elástico no barbante que está na bola.
Passo 6: Dê um nó na ponta do barbante para que o brinquedo não escorregue das mãos. Seu ioiô está prontíssimo!