Cultura

Evento reúne 12 corais de Bauru e região

Encontro de Coros do Sesi terá apresentações ecléticas, do popular ao erudito, na unidade do Horto Florestal; entrada é gratuita

08/05/2009 | Tempo de leitura: 2 min
Da Redação

A unidade da Vila Triagem (Horto Florestal) recebe, nesta noite, o 1.º Encontro de Coros do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Bauru. O evento contará com 12 grupos de Bauru e região, com participação de mais de 370 coralistas. A coordenação é do músico e regente Thiago Xavier Rodrigues. A entrada é gratuita e aberta à população.

De acordo com o regente, participam do encontro o Coral Vocalis, Coral Vivarte (formado por crianças de Guarantã), Coral EnCanto, Coral Luzes, Coral Arte Viva, Coral Artecanto, Coral Zillo Lorenzetti (de Lençóis Paulista), Coral Cantar é Viver, Madrigal Anima, Coral Revivendo, Coral Himawai da Seicho-no-Ie e Grupo Vocal Jubilate - na ordem da apresentação desta noite.

“O encontro não tem tema, cada grupo vai apresentar o trabalho que já desenvolve. Serão três números para cada coral”, afirma Rodrigues. “O talento dos grupos vocais vai fluir pelo anfiteatro, com canções que intentam inundar os mais apurados sentidos. À comunidade, cabe conferir e prestigiar”, completa o regente.

Na opinião de Rodrigues, a tradição de corais existente em Bauru e região é responsável pela sobrevivência e destaque da música erudita, apesar do estigma de “cultura de elite”. “A música erudita sobrevive graças ao esforço, à determinação e dedicação incessantes de pessoas que encontram nos inúmeros percalços insurgentes pelo caminho verdadeiros trampolins para disseminar arte e cultura por onde passam. Envolvidos pela doce sonoridade que emana de seu trabalho, conseguem manter acesa a chama do talento, dar vazão à sua arte e angariar seguidores, parcerias e admiradores”, afirma o músico.

Thiago Henrique Xavier Rodrigues é bacharel em regência, pós-graduado em musicoterapia, e aluno do curso de regência de orquestra sinfônica do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí. Desde 2006, o músico é regente do coral Revivendo e do grupo vocal Jubilate, ambos formados na Universidade de São Paulo (USP).

Para o regente, no ano em que se completa o bicentenário do falecimento de Joseph Haydn, compositor admirado por Mozart e professor de Beethoven, considerado o “pai” da sinfonia e do quarteto de cordas, mestre do classicismo vienense, idolatrado por seus contemporâneos e reverenciado pela posteridade, Bauru não poderia ficar inerte. “Com um evento de canto coral, apresentando um vasto e eclético repertório, a ponte entre o erudito e o popular está feita, visando agradar aos mais variados gostos”, finaliza.

• Serviço

I Encontro de Coros do Sesi de Bauru hoje, às 19h, no Auditório da unidade do Sesi da rua Professora Zenita Alcântara Nogueira, 1-67 (ao lado do Horto Florestal), na Vila Triagem. Entrada gratuita. Mais informações pelo telefone (14) 3231-1279.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.