Cultura

Pullovers mostra nova cara no Sesc

Diego Molina
| Tempo de leitura: 3 min

Como continuidade do projeto “Espaço Indie”, que já trouxe a Bauru nomes bacanas como Autoramas e High Places, o Serviço Social do Comércio (Sesc) apresenta, nesta noite, a banda paulistana Pullovers. O grupo retorna a Bauru em momento mais que oportuno, já que seu novo álbum, “Tudo que eu Sempre Sonhei”, certamente fechará 2009 como um dos melhores do ano na música nacional. O show começa a partir das 21h tem entrada gratuita.

Lançado há menos de dois meses, “Tudo que eu Sempre Sonhei” apresenta-se bastante diferente daquele Pullovers de até 2004, ano de lançamento de seu penúltimo trabalho, “Carniça”. Além da formação - que agora conta com seis músicos -, a sonoridade das canções e as letras em português colocam a banda na convergência do rock urbano paulistano e da música pop brasileira adulta. No show desta noite, eles devem tocar algumas músicas dos álbuns anteriores, mas o foco deve ser o novo trabalho.

Com quase dez anos de trajetória, o Pullovers tem Luiz Venâncio (voz e guitarra) como fundador e principal compositor. No início, a banda tinha letras em inglês sob guitarras barulhentas e rápidas, com influência direta de bandas como o Pavement e o Teenage Fanclub.

“Parece que a mudança foi drástica, mas foi um processo. Perdi a vontade de fazer as músicas em inglês, já tinha um universo limitado de palavras e a própria língua era uma limitação. Senti necessidade do desafio de escrever em português”, comenta o músico, em entrevista ao JC Cultura.

Venâncio coloca que as letras em português automaticamente exigiram uma mudança na sonoridade do Pullovers. “Acabou ficando mais próximo da canção, da música brasileira, até porque eu vinha ouvindo muita coisa brasileira nos últimos tempos. Ouvia preferencialmente rock e meu interesse foi diminuindo. E teve a mudança dos integrantes, por questões de trabalhos e também pela questão estética, da musicalidade”, diz.

Desde o final do ano passado, a formação do Pullovers conta com Rodrigo Lorenzetti (teclados), Bruno Serroni (baixo), Angelo Lorenzetti (violão), Gustavo Beber (bateria) e Habacuque Lima (guitarra, também integrante da banda Ludov), além de Venâncio. “Agora, além de mim, o Rodrigo e o Habacuque também compõem. Nos shows, devemos mostrar alguma coisa do Habacuque”, adianta o vocalista.

Desse combo de mudanças, novas pessoas e novas idéias, vem “Tudo que eu Sempre Sonhei”, um disco com canções bem construídas e assobiáveis, de letras atuais, com momentos sensíveis e urbanos, cheio de refrões espertos.

Exemplo mais que perfeito é a faixa que dá título ao disco: “Sempre pensei que aconteceria/ de criança acreditava nos adultos/ que era só pagar pra ver (...) Cebolinha com seus planos infalíveis ia me ensinar a ser forte/ corajoso, bom de bola, um dos bonitos da escola/ muito embora eu não fizesse questão”, diz a letra.

Em algumas canções, sobrevive aquele espírito adolescente ligado a Teenage Fanclub e Weezer, uma ingenuidade crítica de garoto nerd, como “O Amor Verdadeiro Não tem Vista para o Mar”, “Futebol de Óculos” ou “Lição de Casa”.

Todas as canções do novo disco estão disponíveis para download gratuito no Trama Virtual. Há um link para o portal no site oficial da banda, www.pullovers.com.br.

• Serviço

Banda Pullovers faz show hoje, às 21h, na área de convivência do Sesc. Entrada gratuita (permitida até 21h30). O Sesc fica na avenida Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750.

Comentários

Comentários