Economia & Negócios

Mezzani projeta crescimento de 10%

Luiz Beltramin
| Tempo de leitura: 3 min

Com projeção de crescimento em 2010 de 10%, em comparação ao ano passado, o setor de indústria e bens de consumo não-duráveis, conforme levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), poderá ter a maior elevação de faturamento dos últimos cinco anos.

O cenário favorável faz com que o ramo alimentício alicerce investimentos em novos produtos e tecnologia para atingir as metas de crescimento estipuladas tanto no quesito de bens de consumo não-duráveis quanto colher os frutos de maior faturamento no setor varejista, que também deve fechar o ano em alta, estimam economistas.

Na esteira dessas expectativas, a Massas Mezzani aposta em marketing, tecnologia de ponta, novos produtos e na tradição da empresa de renome nacional, enraizada em Bauru desde a década de 1930, para fechar 2010 dentro das boas projeções estimadas pelos economistas.

“Previsões recentes dão conta de que o setor industrial vai crescer 8% e o setor de varejo, conforme informações que recebemos, vai crescer 10% em 2010. Nos ajustamos para atender a essa demanda de crescimento”, afirma o economista Carlos Sette, diretor-executivo da Mezzani, líder no mercado do Interior paulista.

Para engrenar essa meta, a empresa, antecipa Sette, investe em novidades no mercado, como a linha Premium, apresentada semana passada, durante a feira anual da Associação Paulista de Supermercados (Apas). “Tivemos expressiva visitação em nosso estande, onde apresentamos o nhoque com catupiry”, detalha.

A novidade, que reforça o catálogo formado por mais de 40 produtos, acentua o diretor Rafael Nagasawa, é fruto de uma co-branding (cooperação entre marcas) entre a Mezzani e a Laticínios Catupiry, que chancelou à empresa bauruense o direito de uso da matéria prima e utilização do logo da tradicional fábrica de requeijões nas embalagens da nova linha de massas, dirigida a um público selecionado. “Uma marca agrega valor a outra”, enaltece Nagasawa.

Além desse produto, no mercado a partir desta semana, outros tipos de massas “premium” também serão lançados ainda neste ano. Para isso, antecipam os diretores, a empresa anuncia a compra de novas máquinas importadas da Itália.

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Marketing

A tradição da Mezzani começou como uma pequena fábrica de macarrão no Centro de Bauru, em 1935, fundada pelo imigrante japonês Nobuji Nagasawa (hoje nome de um núcleo habitacional da cidade). Isso, no entanto, não impede que a empresa invista forte na divulgação da marca.

Uma dessas ações é a parceria com o Esporte Clube Noroeste, recentemente alçado de volta à principal divisão do futebol estadual. “O contrato (com o clube) vai até o final de 2011. Mesmo se não subisse estaríamos juntos”, garante o diretor-executivo da empresa, Carlos Sette, ao assegurar a assinatura do contrato meses antes ao triunfo da equipe.

Mas além da evidente visibilidade proporcionada pelo futebol, a empresa também teve motivos sentimentais para apoiar a equipe bauruense, frisa o diretor Rafael Nagasawa. “É uma história antiga. Meu avô (Nobuji) foi diretor do Noroeste. Isso sempre ficou na nossa cabeça, a relação antiga dele com a cidade e o futebol”, enfatiza. “É um orgulho dar continuidade a um projeto do qual um dia meu avô participou”, comemora.

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‘Horizontalização’ em busca da qualidade total

Atualmente com 220 funcionários, a Massas Mezzani, frisa o diretor comercial Rafael Nagasawa, segue os princípios da horizontalização dos serviços, em busca da qualidade total, seja no produto final oferecido nas gôndolas das grandes redes de hipermercados e supermercados até nas mercearias de bairros distantes e cidades pequenas.

Contudo, o conceito de ‘horizontalizar’, que, a grosso modo, seria “achatar” a hierarquia, por meio da integração e decisões colegiadas entre profissionais de diferentes departamentos, acentua Nagasawa, também prima por propiciar melhor qualidade de vida aos funcionários.

Os colaboradores, além de fazerem as refeições num restaurante dentro da fábrica, como forma de benefício trabalhista, também contam com ginástica laboral matinal e com as orientações de um personal trainer, que coordena atividades em grupo entre os colaboradores.

“Estamos com esse projeto novo de saúde. O pessoal saudável trabalha melhor. Todo mundo ganha com isso”, valoriza o diretor, ao anunciar que, em pouco mais de um mês, a empresa receberá o selo isso 22.000, que homologa o empreendimento como referência na gestão para segurança alimentar.

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