Geral

Umbandistas realizam Festa do Xangô dia 10

Mariana Cerigatto
| Tempo de leitura: 2 min

Com data marcada para o próximo dia 10, a Festa de Xangô do Vale dos Orixás atinge sua 10ª edição com o objetivo de divulgar a importância social e cultural da Umbanda (leia mais no texto ao lado). O evento começará às 20h no Vale dos Orixás, na altura do quilômetro 5 da estrada que liga Piratininga à Bauru-Marília.

Além de comes e bebes típicos das festas julinas, haverá rituais e cultos destinados a louvar o orixá Xangô, um dos símbolos da religião. A entrada no local será gratuita e a previsão é de receber 700 convidados, entre umbandistas de toda a região e comunidade geral.

O umbandista e presidente da Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo, Ricardo Barreira, explica que a festa de Xangô é comemorada junto às festividades de São João, já que, tradicionalmente, o orixá é sincretizado junto ao santo. Assim, a comemoração contará com queima de fogos, fogueira e venda de comes e bebes típicos.

Rituais

Durante os cultos, diversos sacerdotes de Bauru e região estarão presentes, representado seus respectivos templos. “O objetivo, nos rituais religiosos, é formar uma corrente espiritual a fim de celebrar a energia transmitida por Xangô”, afirma Barreira. Para fazer parte da corrente será obrigatório estar vestido de branco.

Barreira comenta que Bauru tem se tornado referência para a Umbanda. Atualmente, o movimento umbandista conta com aproximadamente 800 templos na cidade, com 20 mil umbandistas diretos (sacerdotes, sacerdotizas e ‘filhos de santo’) e outro número considerável de fiéis que frequentam os templos. A sede da Federação de Umbanda e Candomblé, que é a entidade responsável por organizar e apoiar as religiões afro-brasileiras pelos templos espalhados no estado, fica em Bauru.

O evento tem subsídio do Instituto Sócio Cultural Umbanda Fest, uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que foi fundada com o objetivo principal de sensibilizar a sociedade civil e governamental na defesa dos direitos da liberdade de crença das religiões afro-brasileira. A Festa também tem o apoio cultural do Jornal da Cidade e da rádio 96FM.

A 10ª Edição “Festa de Xangô do Vale dos Orixás” será realizada às 20h, no próximo dia 10, na altura do quilômetro 5 da estrada que liga Piratininga à Bauru-Marília. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (14) 3011-7027.

____________________

Umbanda e Xangô

Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza elementos diversificados, inclusive de outras religiões, como o catolicismo, o espiritismo e as religiões afro-brasileiras.

Xangô, um dos orixás símbolos da Umbanda, é sincretizado com São Jerônimo, São Pedro e São João. Seu poder se manifesta na pedreira. É considerado pelos umbandistas o senhor da justiça.

Seu símbolo é o machado de duas faces, que protege seus filhos das injustiças como os pune quando as cometem, bem como a estrela de seis pontas, cujo símbolo é em si o poder equilibrador do universo.

Comentários

Comentários