A explosão da demanda no transporte aéreo no Brasil está gerando uma disputa acirrada entre as empresas para compor o quadro de funcionários com qualificação na área, entre eles os mecânicos de aviões. Por conta do crescimento da necessidade de contratações, o Aeroclube de Bauru dará início, em dezembro, a um curso voltado para essa especialidade.
A boa notícia é que, por meio de convênio firmado com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as aulas terão mensalidade reduzida de R$ 316,00 para R$ 79,00, já que o governo federal financiará 75% dos custos. Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas e o curso integral - que inclui módulo básico, habilitação em célula (CEL) e habilitação em grupo motopropulsor (GMP) - será de 20 meses.
“O ideal é que o aluno faça os três módulos porque, quanto mais conhecimento ele tiver, melhor remunerado será. E o mercado, hoje, pede isso. Mas neste curso, ele poderá optar por fazer apenas o básico e mais uma especialidade”, adianta o presidente do aeroclube, Fábio Pereira Vieira. Qualquer pessoa, mesmo aquela que sequer tenha entrado em um avião, poderá participar da iniciativa.
De acordo com o presidente, dependendo do grau de especialização e da empresa contratante, o salário de um mecânico de aviões pode chegar a R$ 10 mil. “Se ele tiver vasta experiência em uma aeronave específica e for contratado por uma grande empresa particular que possui esse tipo de aeronave para voos executivos, por exemplo, os rendimentos chegam a este patamar com facilidade”, aponta.
Em média, o salário inicial para mecânicos de empresas aéreas em regiões de maior demanda fica entre R$ 1,5 mil e R$ 2 mil. Se for alçado a inspetor de manutenção, esse valor sobe para até R$ 6 mil.
Com 30 anos de experiência, o mecânico do aeroclube Paulo Francisco da Silva, 48 anos, não revela o quanto ganha, mas diz estar satisfeito com o nível de vida que conseguiu alcançar através da profissão. Destaca também que a responsabilidade do serviço - que interfere diretamente no bom funcionamento dos equipamentos da aeronave - é muito grande, mas que os salários costumam aumentar à medida em que o profissional adquire experiência na área.
Segundo Silva, a exigência dos cursos para atuar na área é recente, de cerca de 10 anos, mas foi importante para valorizar a carreira. “A regra, agora, é se profissionalizar e isso é positivo. Até para fazer a limpeza do avião o curso está sendo exigido. Logo, quem não tiver as habilitações da Anac não poderá mais trabalhar, porque a fiscalização está cada vez mais rigorosa.”
Após o curso, é preciso se submeter a uma prova teórica e um teste prático da Anac, conhecido como “check”. Trata-se de uma avaliação em que o candidato tem de efetuar a inspeção em uma determinada aeronave, de acordo com todos os itens indicados no manual do fabricante. A cada seis anos, a carteira de mecânico precisa ser renovada com um novo “check”.
Aumento de vagas
Quando formados, os novos mecânicos certamente encontrarão excelentes propostas de trabalho, já que, nos próximos anos, o País sediará dois grandes eventos nacionais: a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas, em 2016. “A mão de obra na aviação está escassa em todas as áreas e o futuro para esses profissionais é promissor. No mês passado uma empresa brasileira chegou a ser proibida de vender passagens porque toda a tripulação já tinha extrapolado a quantidade de horas de voo permitidas no ano”, revela Fábio Pereira Vieira, presidente do Aeroclube de Bauru.
Segundo ele, o grande mercado para o profissional em mecânica de aviação ainda se concentra nos grandes centros urbanos do País, mas até mesmo em Bauru, por conta da abertura do aeroporto Moussa Tobias e da intenção do próprio aeroclube em expandir suas atividades, a tendência é de crescimento no número de vagas.
Para ter acesso ao curso, os candidatos a mecânico de aviões serão submetidos a uma prova, que será realizada no dia 21 de novembro. Os aprovados terão quatro meses de aulas para concluir o módulo básico e mais oito meses para cada habilitação oferecida pelo aeroclube.
Mulheres
Cada vez mais mulheres estão ocupando espaço neste mercado, segundo aponta a secretária do Aeroclube de Bauru, Anessa de Oliveira Saes, já que esse tipo de serviço demanda mais habilidade do que força para ser executado. “É claro que o maior grupo ainda é de homens, mas há muitas mulheres trabalhando também. Na área técnica elas são muitas”, obsera.
Para fazer o curso de mecânico de aviões, os candidatos devem ter, no mínimo, 18 anos e segundo grau completo. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira no período noturno e não haverá custo adicional além da mensalidade de R$ 79,00.
Para se inscrever, o candidato deverá procurar o Aeroclube de Bauru entre os dias 26 outubro e 12 de novembro, das 9h às 18h. A prova terá questões de múltipla escolha em português, matemática e atualidades.