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Dr. Automóvel: Fusíveis X gambiarras

Consultor: Marcos Serra Negra Camerini
| Tempo de leitura: 4 min

Semana passada, recebi um e-mail de Salvador ? BA do leitor Edvaldo de Azevedo, que lê o Jornal da Cidade lá de longe. Pergunta-me ele (com suas palavras):

"- O fusível do meu carro está queimando direto, é aquele responsável pelo limpador de parabrisas. Toda vez que preciso usar o limpador o fusível queima, aí eu coloco uns fios em volta mas logo queima de novo. Uma vez até derreteu, o que eu faço? É caro o conserto? E qual é o defeito? Cada um que vê o carro dá um parecer, afinal qual é o defeito na real? Meu carro é um Palio 2007."

Edvaldo, você quase colocou fogo no seu carro e nem percebeu. Vou logo respondendo sua pergunta, mas depois quero comentar cada parte das suas dúvidas, ok? Vamos lá: o defeito é um enorme curto-circuito que pode estar no motor do limpador de parabrisas ou no seu chicote.

Caro amigo você fez 3 coisas erradas, que peço nunca mais repeti-las para o seu próprio bem. Quando um fusível queima, é sinal de uma sobrecarga no sistema elétrico. Afinal, ele está lá justamente para isso. Se o sistema estiver em ordem, ao ligar um equipamento passará uma corrente elétrica pela fiação até o aparelho, que o ligará. Se algo estiver errado, por exemplo, um componente queimado ou fio desconectado, o aparelho não ligará. Se por acaso o sistema entrar em curto, poderá queimar o aparelho por permitir a passagem de uma corrente elétrica muito superior ao tolerado pelo equipamento. Neste caso, esta sobrecarga fundirá primeiramente o fusível interrompendo a passagem de corrente e desligando o circuito. Um fusível pode se queimar em 3 situações: se estiver com defeito, ou muito velho e fraco ou por sobrecarga elétrica, o caso mais comum.

Onde está o seu primeiro erro: se o fusível queimar, substitua-o apenas por outro fusível exatamente igual (do mesmo tipo, cor e capacidade em Ampère). Se ao ligar o aparelho o fusível voltar a se queimar, é sinal claro de sobrecarga no circuito, conhecido como curto-circuito. Não coloque outro fusível pois com certeza se queimará novamente.

Segundo erro: nunca, mas nunca mesmo, coloque fios ou outros metais como arames, clipes ou até mesmo papel alumínio de cigarros, para substituir um fusível. Como a capacidade condutiva de um fio metálico é muito maior do que o de um filamento de um fusível, esta gambiarra permitirá a passagem de uma carga muito elevada de corrente que poderá torrar seu equipamento elétrico, derreter o chicote ou mesmo botar fogo no seu carro. É um risco enorme e perigosíssimo. Como você mesmo disse, uma vez chegou a derreter, não é mesmo?

Terceiro erro: se substituir um fusível queimado por outro igual e este queimar novamente, leve imediatamente seu carro para um autoelétrico. Um bom profissional terá condições de localizar e resolver o problema. Nunca pergunte a outros leigos, pois são poucos os que assumem que não entendem do assunto. A maioria sempre dará uma opinião, por mais sem sentido que seja. Portanto, se tiver um problema elétrico, procure um eletricista. Se o problema for mecânico, procure um mecânico e se o problema estiver nos pneus, procure um borracheiro. Sempre peça auxílio a bons profissionais e não faça consertos sozinho se não estiver bem preparado. As consequências podem ser muito graves e bastante caras.

A maioria dos acidentes com fogo em veículos (exceto em colisões com vazamento de combustível) é causada por curto-circuito. Um curto gera calor que pode derreter plásticos ou iniciar chamas em outros componentes de acabamento como tecidos, feltros e madeiras, por exemplo. As causas de um curto-circuito podem ser várias, como mau dimensionamento de fios do chicote de ligação de determinado aparelho (um fio deve ser dimensionado para aguentar com folga a corrente necessária para acionamento do equipamento elétrico ou eletrônico) ou mau contato nos terminais de conexão (se não estiverem bem encaixados podem gerar faíscas e aquecimento). O atrito dos cabos elétricos com partes metálicas pode danificar a capa protetora dos cabos e causar aterramento na lataria, fechando o circuito. Portanto, faça revisões regulares tanto na parte mecânica quanto na elétrica, verificando pontos de desgaste ou mau contato que poderão gerar um curto, reparando-os imediatamente. No seu caso, se o motor do limpador de parabrisas estiver queimado, terá que trocá-lo. Sai mais barato do que botar fogo no carro!

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