Com o foco voltado à prosperidade do Interior paulista e impulsionada pelos positivos indicadores econômicos e sociais de Bauru, a GMR Empreendimentos e Participações, empresa do Grupo GMR, está investindo na cidade com um projeto imobiliário de características inovadoras. Trata-se do Lumina, edifício que reúne torre residencial, torre comercial e um mall com lojas. A previsão de entrega é de 36 meses a partir do lançamento, previsto para este mês de setembro.
O projeto de arquitetura é assinado por Cláudio Abdala, que já foi secretário de Obras e de Planejamento da cidade de Santos, e o de paisagismo por Benedito Abbud, que presidiu a Associação Brasileira de Arquitetos e Paisagistas (Abap) por dois biênios. Baseado em tendências internacionais de estilo e qualidade de vida, o empreendimento apresentará um novo conceito de moradia e trabalho. O endereço é o cruzamento da avenida Nações Unidas com a rua Rodrigo Romeiro, onde existe um estande de vendas do empreendimento.
A obra de Bauru, que vai gerar cerca de 150 empregos diretos, se somará aos mais de 60 edifícios comerciais e residenciais implantados pela GMR, que totalizam 6 mil unidades em 2 milhões de metros quadrados de área construída.
Na torre residencial haverá duas alas com 11 pavimentos e quatro unidades por andar, além de um pavimento de cobertura com quatro unidades. Os apartamentos terão de 64 m² a 89 m² e coberturas de 155 m².
Entre os diferenciais do projeto residencial estão sala de ginástica, piscina com raia, piscina infantil, salão de jogos, Espaço Kids, sauna, sala de descanso, brinquedoteca, Playkids, salão de festas/gourmet e churrasqueira com forno de pizza.
A torre comercial terá 96 salas distribuídas em 11 pavimentos, sendo um deles com unidades duplex, estacionamento com área de espera e central de atendimento separada para entregadores.
Com foco na sustentabilidade, o projeto prevê dispositivos economizadores de água, sensor de presença nas áreas comuns, uso de esquadrias de alumínio que são menos poluentes, sistema de reutilização de água da chuva nos jardins e forro acústico mineral.
Potencial
De acordo com a diretora de Incorporação do Grupo GMR, Sirlene Joli, a união de características que permeiam o potencial econômico e social de Bauru levaram a empresa a decidir pelo investimento em Bauru, “cidade coração de São Paulo”.
“Bauru tem um potencial muito grande de expansão, possui alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e um dos mais altos do País em educação. A presença de um forte setor de serviços, mais de 20 mil estudantes em vários campi de universidades, como a USP e a Unesp, e a localização da cidade no entroncamento de três ferrovias, quatro rodovias (sendo duas em duplicação) e hidrovia fazem de Bauru um dos principais polos urbanos do Estado de São Paulo”, observa.
Segundo ela, é uma tendência da empresa investir em cidades de médio porte no Interior do País. No caso de Bauru, o grande potencial de desenvolvimento foi ao encontro dos objetivos da empresa, que identificou a cidade como a melhor do Interior paulista no que diz respeito à estrutura para implantação de empreendimentos residenciais e comerciais.
Além do Lumina, no momento a GMR Empreendimentos e Participações possui sete projetos em andamento nas cidades de São Caetano do Sul, Ribeirão Preto, Jundiaí, São José dos Campos, Santos e Taubaté. Outros estão em fase de estudo em Botucatu, Piracicaba, Campinas, São Caetano, São Paulo e Sorocaba.
Atuação internacional
Com mais de 35 anos de atividades no mercado e atuação nos setores de incorporação e construção, florestal e energia, o Grupo GMR está presente nos Estados brasileiros de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará e Tocantins, além do Chile, Peru e Panamá, atuando de forma verticalizada nos mercados imobiliário, energético e florestal. Fazem parte do Grupo a GMR Empreendimentos e Participações, GMR Energia e GMR Florestal.
Entre as expansões mais recentes do Grupo está a fusão que gerou a CPFL Renováveis em 2011, maior empresa de geração de energia renovável da América Latina e que tornou-se veículo exclusivo de investimento do Grupo GMR no setor de energia no Brasil, com presença nas três principais fontes de geração: hidráulica, eólica e biomassa.
Na América Latina, especificamente Chile, Peru e Panamá, a GMR Energia, juntamente com a P2 Brasil (Pátria Investimentos e Promon) e BTG Pactual, avança com projetos hídricos e eólicos por meio da Latin America Power (LAP).
Já a GMR Florestal adota um rigoroso processo produtivo aliado ao uso de tecnologias limpas e a um eficiente gerenciamento ambiental que a destaca no mercado. Na empresa é feito o reflorestamento de eucalipto e madeiras nobres.