Reprodução |
|
MC Daleste foi baleado após dez minutos de apresentação |
O funkeiro Daniel Pedreira Pellegrine, 20 anos, conhecido como MC Daleste, morreu após ser atingido por um tiro durante show realizado na noite de anteontem, em Campinas. O artista se apresentaria em Bauru no próximo sábado junto com outros dois MCs.
Até o fechamento desta edição, o 4º Distrito Policial de Campinas, que investiga o caso, não tinha pistas sobre o paradeiro do assassino. Segundo informações prestadas pela Polícia Militar (PM), Daleste fazia um show em uma festa julina do bairro San Martin, onde havia mais de 5 mil pessoas.
O funkeiro foi baleado após dez minutos de apresentação. Ele havia acabado de cantar a música “As quebradas 4” e foi atingido por um disparo na altura do tórax no momento em que falava com o público. Um segundo tiro teria atravessado a parte de trás do trailer em que ele cantava, sem ferir ninguém.
Daleste caiu sentado no palco e, ainda consciente, foi socorrido por sua equipe. Toda a movimentação foi registrada por um fã, que publicou um vídeo no YouTube. Até as 21h de ontem, as imagens – que também foram disponibilizadas no site do JCNet – já tinham mais de 400 mil visualizações.
A vítima foi socorrida e levada ao Hospital Municipal de Paulínia. Segundo a PM, o cantor chegou a ser entubado e levado para o centro cirúrgico da unidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta da 1h de ontem.
Sem motivo
Ainda de acordo com a PM, logo após o disparo, um indivíduo armado teria deixado o local do crime em um Gol vermelho sem placas. O homem, no entanto, ainda não foi identificado. O vídeo gravado pelos fãs, no entanto, será encaminhado ao Instituto de Criminalística (IC) e poderá apontar de onde partiu o tiro que matou o funkeiro.
A equipe do cantor, que o acompanhou no hospital, afirmou à polícia que desconhece o motivo do crime. Mas, segundo testemunhas, Daleste teria criado desavenças na cidade em outras apresentações.
O corpo do funkeiro foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Campinas e transferido ainda ontem para São Paulo, cidade onde o artista morava. O sepultamento será realizado às 9h de hoje, no Cemitério da Vila Formosa.
MC Daleste fazia parte do grupo de funkeiros que canta o chamado “funk ostentação” ou “pancadão paulista”, em que temas de preocupação social dão lugar a letras sobre dinheiro, marcas de roupa, carros, bebidas, joias e mulheres. Oriundo da zona leste de São Paulo, ele compôs seu primeiro funk aos 16 anos, usando o computador de uma lan house.
Atualmente, faturava cerca de R$ 200 mil por mês realizando uma média de 40 shows mensais. Entre as músicas mais conhecidas do cantor, estão “Gosto mais que lasanha”, “Angra dos Reis”, “Todas as quebradas” e “Mais amor menos recalque”, esta última reproduzida mais de 1,6 milhão de vezes no YouTube.
A morte de Daleste causou indignação no meio artístico, entre personalidades e músicos como Emicida, MC Anitta, Racionais MC’s, Pe Lanza, Regina Casé e Paula Lavigne, que se manifestaram nas redes sociais.
Show em Bauru terá homenagem
MC Daleste faria show em Bauru no próximo sábado, na casa noturna Santa Tereza. Ele se apresentaria junto com MC Yoshi e MC Kelvinho em evento que era aguardado pelos fãs de funk. Segundo o proprietário do estabelecimento, Márcio Dantas, mais de 500 convites antecipados já haviam sido vendidos até a tarde de ontem.
A casa possui capacidade máxima de 740 pessoas. “Ele era um artista com ótima aceitação de público. Onde se apresentava, os ingressos esgotavam. O pessoal gostava bastante”, lamenta o dono. De acordo com ele, os empresários de Yoshi e Kelvinho já confirmaram a presença dos funkeiros para o show programado para sábado.
Na apresentação, eles devem fazer uma homenagem ao colega que foi assassinado. “Tivemos uma reunião hoje (ontem) e ficou definido que eles cantarão as músicas do MC Daleste para homenagear o amigo e também os fãs”, detalha Dantas.
O cantor já havia se apresentado outras duas vezes em Bauru no ano passado e, no próximo final de semana, faria show também em Cafelândia e Lins. Segundo o proprietário do Santa Tereza, os fãs que já compraram o convite e não quiserem mais ir ao show de Bauru poderão solicitar o reembolso dos valores pelos telefones (14) 3016-7686, (14) 3018-9652 ou (14) 9614-9393.
Vídeo mostra o exato momento do disparo. Imagens fortes:
Ele tinha um show agendado para Bauru.
|