FELIPÃO NÃO MUDA NADA
Depois da primeira semana de treinos na Granja Comary e dos amistosos contra Panamá e Sérvia, já deu para a gente notar as principais falhas da Seleção Brasileira. Uma delas é na marcação da saída de bola. Na goleada de 4 a 0 sobre os panamenhos, uma atuação razoável, e na difícil vitória contra os sérvios, um futebol confuso e capacidade mínima para penetrar na área adversária. E deu para sacar que o reserva Willian está melhor do que Oscar, companheiros de Chelsea. A pressão sobre Oscar é grande, no entanto, o técnico Luiz Felipe Scolari garante que não abre mão do atual titular. Por sinal, quem estiver esperando que Felipão faça alguma alteração na equipe, pode tirar o cavalo da chuva, porque o time já está escalado, o mesmo que ganhou a Copa das Confederações, e o da sofrida vitória de anteontem no Morumbi. Ou seja: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo. Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar. Felipão não muda a escalação e nem o esquema tático. A Seleção volta a trabalhar hoje em Teresópolis, após a folga concedida após o amistoso diante da Sérvia. Os treinos de amanhã e terça-feira serão fortes e em dois períodos. Quarta-feira será realizado um leve ensaio para o reconhecimento do gramado do Itaquerão, palco do jogo de abertura da Copa do Mundo. Além da Croácia, o Brasil enfrenta o México, em Fortaleza, no dia 17, e Camarões, em Brasília, no dia 23.
BRAZILIANO
Thiago Motta, brasileiro naturalizado italiano, é o destaque do amistoso de hoje à tarde entre a seleção italiana e Fluminense, em Volta Redonda. O jogador do Paris-Saint Germain começa como titular, formando o tripé de meio-campo com Aquilani e Parolo. O goleiro Buffon, o volante Pirlo e o atacante Balotelli, principais estrelas da Azzurra, ficam na reserva e devem entrar no decorrer do jogo.
ACESSO
Com a vitória sobre o Paraná, o Luverdense voltou ao G4 do Campeonato Brasileiro da Série B e mandou o time curitibano para a zona de rebaixamento. Também anteontem, no fechamento da 10ª rodada, o Joinville bateu o lanterna Vila Nova e assumiu a vice-liderança. O líder Ceará e o América-MG completam a faixa de acesso à elite. Já no Z4 estão Boa e Portuguesa, além de Paraná e Avaí.
AMADORZÃO
O jogo entre Geisel e Oriente é a grande atração desta manhã da Copa Semel e de todo o futebol amador de Bauru. A equipe celeste é vice-líder com 42 pontos, só um a menos que o Parquinho, e vem de massacre sobre o Bela Vista por 11 a 0. O time do Jardim Petrópolis está em terceiro, com 33 pontos. Franco favorito, o Parquinho defende a ponta diante do Mary Dota, antepenúltimo colocado.
VOANDO BAIXO
Não foi surpresa a pole conquistado por Nico Rosberg, o líder do Mundial de Fórmula 1. Aliás, era esperado a dobradinha da Mercedes no treino que definiu o grid de largada. Lewis Hamilton larga portanto na primeira fila, e se a lógica não falhar, um deles ganha o Grande Prêmio do Canadá neste domingo. O tetracampeão Sebastian Vettel, da Red Bull, sairá em terceiro lugar, seguido por Valteri Bottas. Felipe Massa, companheiro do finlandês na Williams, vai largar até bem: na quinta colocação.
CONQUISTA
Acompanhei pelo canal pago da Band, a final feminina de ontem, que não foi brilhante tecnicamente. Mas Maria Sharapova, cabeça de chave número 7, mereceu vencer a romena Simona Halep (4ª favorita) e sagrou-se campeã do Aberto da França. Aliás, bicampeã, porque havia conquistado o título de 2001. A bela russa, musa do tênis mundial, precisou de 3h02min para superar Halep (2 sets a 1) e
VEXAME
O vôlei masculino brasileiro confirmou sua má fase, ao ser atropelado ontem pelo Irã, após sofrer para vencer o mesmo adversário por 3 a 2, na véspera. Mesmo com o apoio do grande público que compareceu ao Ibirapuera, a seleção dirigida por Bernardinho apanhou de 3 a 0, num jogo que durou só 1h26min. Foi a quarta derrota do Brasil na Liga Mundial jogando em casa.
TRAGÉDIA
Depois de Luciano do Valle, Maurício Torres e Marinho Chagas, o meio esportivo é abalado com a morte de Fernandão, eterno ídolo do Internacional, ganhador de vários títulos, inclusive mundial (ler memória). Fernandão faleceu num acidente aereo na madrugada de ontem, quando o helicóptero que decolou da fazenda do ex-atacante, na cidade goiana de Aruanã, caiu às margens do Rio Araguaia. Fernandão, de 36 anos, estava com mais quatro pessoas no helicóptero. Nenhum dos tripulantes sobreviveu.
MEMÓRIA
Final do Mundial de Clubes de 2006: Internacional 1 x 0 Barcelona, em Yokohama, Japão, gol de Adriano Gabiru. Árbitro: Carlos Batres (Guatemala). Inter: Clemer; Ceará, Índio Fabiano Eller e Rubens Cardoso; Edinho, Wellington Monteiro e Alex (Vargas); Alexandre Pato (Luiz Adriano), Fernandão (Adriano) e Iarley. Técnico: Abel Braga. Barcelona: Barcelona: Valdes; Zambrotta (Belletti), Marquez, Puyol e Van Bronckhorst; Motta (Xavi) Iniesta e Deco; Giuly, Gudjohnsen (Ezquero) e Ronaldinho Gaúcho. Técnico: Frank Rijkaard.
AQUELE ABRAÇO
Aquele abraço galera do Bar do Orlandão (pai do glorioso Guto do Banjo), antigo point da Vila Cardia.