Após reportagem veiculado pelo JC na última quinta, a prefeitura começou a realizar a manutenção no playground do Parque Vitória Régia. A matéria mostrava brinquedos com madeiras e pregos expostos, entre outros problemas, deixando as crianças sob riscos.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) também concluiu ontem a limpeza do lago do Parque Vitória Régia. O trabalho foi iniciado na segunda-feira e consistiu na retirada de objetos do espelho d’água, das margens e também da nascente do Ribeirão das Flores, que fica próximo ao lago. Foram deixadas algumas moitas de gramíneas na parte de cima do lago para ajudarem na preservação de algumas nascentes ali existentes.
Na parte de baixo do lago, a Secretaria de Obras instalou uma saída d’água visando à circulação do líquido e, consequentemente, a oxigenação do lago. A Semma pede a ajuda dos frequentadores, principalmente dos fregueses dos trailers, para a conservação do local, evitando jogar lixo no chão, pois o mesmo acaba indo parar dentro do lago, que, por sua vez, acaba afetando a vida dos peixes.
Desassoreamento
Segundo a secretária do Meio Ambiente, Lázara Gazzetta, o desassoreamento ainda não foi feito, porque as máquinas utilizadas são muito pesadas e, como o gramado está muito encharcado, por conta das chuvas, o peso pode causar grandes danos.
A pasta informa, ainda, que a nascente será cercada, na tentativa de se evitar o depósito irregular de lixo, e serão instalados 30 bancos no Parque Vitória Régia.