Samantha Ciuffa |
![]() |
Jacson Leão e a esposa Érika Michele Moral são os organizadores |
A região de Bauru recebe, nos próximos dias 26, 27 e 28 deste mês de agosto, o 1.º Retiro Estadual de Casais de 2.ª União. O evento foca em uma das questões mais desafiadoras no que diz respeito à evangelização da Igreja Católica, atualmente: a dos divorciados recasados que desejam continuar envolvidos com a comunidade cristã.
O encontro, organizado pelo Movimento Bom Pastor de Casais em 2.ª União da Diocese de Bauru - em parceria com a Diocese de Jundiaí -, será realizado na sede do Seminário Santo Antônio, em Agudos, com início às 20h do dia 26 (sexta). As atividades se encerram no domingo (28), às 16h. O retiro será ministrado pelo padre José Roberto de Araújo.
Coordenador diocesano da entidade em Bauru, Jacson Leão destaca que o principal objetivo do retiro espiritual é aproximar os casais da igreja e evangelizá-los. “Visa a união, troca de experiências e a convivência familiar com a religiosidade. É uma forma de acolhê-los, conforme o próprio papa Francisco tem incentivado”, disse Leão, que espera em torno de 100 casais.
Há um ano, o líder da Igreja Católica abordou o tema da família como forma de reflexão sobre casais que romperam o casamento e partiram para a segunda união. “Estas pessoas não foram excomungadas e não devem absolutamente ser tratadas como tal: elas fazem sempre parte da Igreja”, disse o papa, em discurso à época.
Leão reitera que, desde então, Francisco tem acolhido com mais ênfase aqueles que se casaram novamente e que a atitude do religioso só deve agregar. “Cada vez mais, vai aproximar essas pessoas do convívio cristão. Durante o retiro, serão realizadas diversas atividades religiosas que abordarão questões do tipo”, detalha.
Serviço
O 1.º Retiro Estadual de Casais de 2ª União ocorre nos dias 26, 27 e 28 de agosto, no Seminário Santo Antônio, em Agudos, com início na sexta (26), às 20h, e término no domingo (28), às 16h. A inscrição para participar do evento custa R$ 340,00 por casal e inclui hospedagem e refeições. Mais informações pelo telefone (14) 9 9744-4300 (Jacson).