Opinião

Entrelinhas


| Tempo de leitura: 2 min
A primeira
A 70 dias do recesso legislativo e do fim desta legislatura, a Câmara Municipal instaurou, nesta segunda-feira, uma Comissão Especial de Inquérito (CEI). Os vereadores vão averiguar eventuais interferências políticas com o intuito de impedir sanções - como o corte no fornecimento de água - a grandes devedores do DAE. Leia mais na página 3.
Avaliações
A busca de Raul (PV) e Gazzetta (PSD) por apoios políticos de candidatos derrotados e partidos políticos de outras coligações para o segundo turno já começou. Alguns setores das campanhas, contudo, tentam avaliar qual tipo de adesão pode ou não agregar e ser convertido em votos aos prefeitáveis.
Entusiastas
Na sessão da Câmara Municipal, Markinho da Diversidade (PP) e Natalino da Pousada (PV) foram os mais entusiasmados ao comentar a disputa pela Prefeitura de Bauru. Um pró-Gazzetta e outro pró-Raul.
Analisando
Roberval Sakai (PMB), que não conseguiu se reeleger no domingo, chamou a atenção em seu discurso na sessão de ontem ao dizer que "vai analisar todo o processo" referente ao segundo turno da corrida pelo Palácio das Cerejeiras. O estranhamento se dá porque o vereador e sua legenda participaram da coligação de Raul, que segue no páreo.
No PMDB
O PMDB, de Renato Purini e Rodrigo Agostinho, deve discutir bastante antes de chegar a um consenso sobre o apoio da legenda nesta nova etapa da eleição. Nos bastidores, Purini tem preferência por Raul. Já o prefeito é amigo de Gazzetta, mas diz que seguirá o que partido decidir.
Perguntas
Aliados políticos de Purini passaram a segunda-feira buscando explicações para a votação do candidato a prefeito, considerada muito aquém do esperado, mesmo para os que já estavam conformados com o terceiro lugar.
Pouca sola
O ínfimo envolvimento do prefeito Rodrigo Agostinho nas ruas - ele só participou de duas caminhadas durante toda a campanha, o que desapontou especialmente a vice Darlene Tendolo - e erros na estratégia da equipe de marketing têm sido apontados como os principais fatores.
'De fora'
Agentes políticos reclamam que Purini deu mais ouvidos aos profissionais de comunicação, todos de fora de Bauru, do que a quem conhece a cidade de fato. A narrativa do "nosso governo", referindo-se a Rodrigo, não teria colado, tampouco a imagem do candidato sorridente do programa de TV, que contrastava com a figura racional e objetiva de Renato.
Empatia
Eleita vereadora domingo, Chiara Ranieri (DEM) esteve na Câmara Municipal nesta segunda-feira e cumprimentou o peemedebista com um abraço. Renato disse a ela: "Você sabe o quanto é difícil...". Para quem não lembra, Chiara saiu derrotada de eleição para o Palácio das Cerejeiras em 2012, contra Rodrigo e Gazzetta. Terminou o páreo em terceiro lugar.
Debates
As emissoras de TV (TEM, Preve e Unesp) que realizaram debates com os candidatos a prefeito no primeiro turno já preparam os formatos dos eventos desta nova fase. Todos privilegiarão o 'diálogo' direto entre Raul e Gazzetta. Na TV Unesp, será já na semana que vem.
 

Comentários

Comentários