As correntes de pensamento político sempre serviram de parâmetro para classificar, analisar e identificar as pessoas. A luta de classes que balizou e baliza o mundo, consecutivamente, foi objeto da disputa entre o Iluminismo de Adam Smith, Jean Jacques Rousseau, John Locke, Charles Louis de Secondat, Montesquieu, dentre outros.
Já no campo socialista temos Karl Marx, Friedrich Engels, Saint-Simon, Charles Fourier. Contestações apaixonantes nas teses filosóficas, em visões múltiplas de mundo e na luta pela equidade social, onde o capital e o trabalho sendo o cerne do debate. Acima das filosofias, das correntes políticas, dos conceitos sociais, existe o ser humano, o nível mais alto de complexidade obtido pela escala evolutiva. Única espécie que tem consciência da sua finitude, ou seja, sabe que acabará morrendo.
Entretanto, alguns aspectos do "homem" são capitais para compreender suas ações, seja individual ou coletivamente. O homem é provido de sentimentos altruístas ou mesquinhos. Há a clara e irrefutável divisão entre o bem e o mal, conjecturado no bom caráter e no mau caráter. Esse conjunto peculiar e traços relativos ao modo de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo é um feito moral. É a consistência e coesão de atitudes. Atributos e distorções de uma pessoa são o que vão produzir a sua conduta e a sua ética e moralidade, o seu caráter. Desonesto, velhaco, inescrupuloso, venal, incorreto, vagabundo, traiçoeiro são os adjetivos mais usuais para definir e distinguir um mau caráter.
Essas características são desideologizadas, apartidárias, são do imo do homem desprovido de valores. A fragilidade principiológica desvenda uma formação delinquente do conceito de coletividade, humanismo, fraternidade; geralmente sofrem de egocentrismo e perdem a conceito de finitude e freios.
Ressalta-se que a formação do caráter está desarmônica com a hereditariedade, assim como a virtude. Não é transmitida como herança. Não é algo que se passa adiante. O vício, assim como a virtude, é um processo de escolha individual intransferível, e consequência exata dos caminhos ou atalhos selecionados.
A posição ideológica é alheia ao caráter, razão pela qual que, indiscriminadamente, em todas as correntes políticas nos deparamos com bons e maus caracteres. Não é uma opção partidária. É um mal inerente ao ser humano.