Reprodução/Redes Sociais |
![]() |
Na avenida Nove de Julho, no Centro, árvore de grande porte caiu sobre um carro estacionado |
A tempestade que atingiu Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru) na tarde dessa quinta-feira (11) alagou ruas e avenidas e provocou interrupção no fornecimento de energia em alguns bairros. Na avenida Nove de Julho, no Centro, árvore de grande porte caiu sobre um carro que estava estacionado. Em algumas regiões da cidade, os ventos atingiram 99 quilômetros por hora e chegou a cair granizo. O sistema de prevenção de enchentes implantado no município ajudou a evitar transbordamento do Rio Lençóis em pontos críticos.
Sidney Aguiar, membro do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis (CGBH-RL), conta que, em 45 minutos, choveu na cidade 150 milímetros. Segundo ele, o sistema de monitoramento climático implantado no município, que previa há uma semana possibilidade de forte precipitação, detectou por volta das 14h a chegada da chuva.
Aguiar explica que a Defesa Civil da região foi acionada e se manteve em estado de alerta. Ainda de acordo com ele, o Rio Lençóis subiu cerca de dois metros em meia hora, mas o sistema de contenção de emergência funcionou, evitando enchentes em pontos críticos. "O Lago da Prata conseguiu absorver 50% do volume da chuva", revela.