Geral

Secretaria de Saúde promove evento pelo Dia da Luta Antimanicomial


| Tempo de leitura: 3 min

Nesta sexta-feira (18), das 9h às 11h, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Saúde Mental, promove evento para marcar o Dia da Luta Antimanicomial, na praça Rui Barbosa. 

O evento, que conta com parceria do Conselho Regional de Psicologia 6ª região, Universidade de São Paulo, Centro de Referência Saúde do Trabalhador (Cerest) e Fórum Permanente Intersetorial de Saúde Mental,  contará com a apresentação do Coral Vozes da Residência, batalha de rap (Centro de Atenção Psicossocial III infantil-juvenil), performance do ambulatório de saúde mental, entre outras atividades culturais. 

A programação segue nos dias 22 e 25 de maio com mesas redondas e roda de conversa sobre discussões de temáticas específicas das políticas de saúde mental.

De acordo com a coordenação da Divisão de Saúde Mental, esse dia é uma conquista fruto do processo da Reforma Psiquiátrica. Nesta data afirma-se a importância de um tratamento em liberdade para pessoas com transtorno mental, sofrimento psíquico e problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas. 

Bauru se apresenta na vanguarda desse movimento. Em 1987, o município foi sede do II Congresso dos Trabalhadores de Saúde Mental, estopim da Luta Antimanicomial e de toda revolução que ocorreu com a adoção da liberdade no tratamento da doença mental.

Foi também em Bauru que a luta ganhou contornos mais práticos, a partir da inauguração em 1988 de um dos primeiros NAPS (Núcleo de Apoio Psicossocial) do Brasil, predecessor do atual modelo de tratamento, os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Programação

 18 de maio – Ato Público na Praça Ruy Barbosa – às 9h 

•     Apresentação do Bloco Fora da Casinha 

•     Intervenção da Oficina Expressão Corporal - CAPS I Bauru – parceria com a Profª Andresa Ugaya 

•     Apresentação do Coral Vozes da Residência 

•     Batalha de Rap – CAPSadIII infanto-juvenil 

•     Performance do Ambulatório de Saúde Mental – parceria com Vitória Galhardo 

22 de maio – Roda de Conversa: Saúde Mental e o Desmonte do SUS 
Local: Centro de referência em saúde do trabalhador (Cerest)
Rua Henrique Savi, quadra 1
Horário: 14h 
Atividade realizada pelo Fórum Permanente Intersetorial de Saúde Mental com participação de: 

•     Valquiria Ap. Pontes – Usuária CAPS I Bauru, Conselheira do Conselho Gestor do CAPS e membro do Fórum Permanente Intersetorial de Saúde Mental 

•     Edson Olivari de Castro – Professor Doutor do Departamento de Psicologia da UNESP Bauru 

•     José Otávio de Almeida Barros Junior – Advogado Trabalhista e Professor Universitário. Especialista em Direito do Trabalho pela USP e Mestre e Doutorando em Saúde Coletiva pela Unesp 


25 de maio – Palestra: Política de Drogas, Violência e Saúde Mental 
Local: USP – Anfiteatro Pofª Maria Cecília Bevilacqua - Bloco Didático 
Horário:14h 

•     Flávia Ribeiro - Psicóloga, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará. Docente de Psicologia Social no curso de Psicologia da Universidade São Francisco – Campus Campinas. 

•     Luís Fernando Farah de Tófoli - Psiquiatra, Doutor em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. 

 

Comentários

Comentários