Carros de corrida elétricos, simuladores de voo, mecânicas industriais, máquinas de prensar e impressoras 3D. Quem já passou, nesta sexta-feira (21), pelo Recinto Mello Moraes, acompanhou tudo isso, neste último dia da 3.ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Bauru, que teve início na segunda-feira (17).
O evento gratuito de hoje, denominado Festa da Ciência e Tecnologia, segue aberto ao público até às 17h, quando deve reunir cerca de 1.500 pessoas, entre crianças e jovens de diversas unidades de ensino da cidade, incluindo universidades, segundo os organizadores.
A ação visa fomentar a produção e o interesse de conteúdos de ciência e tecnologia, com projetos de diversas áreas, destaca Ariel Barca, diretor de divisão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), pasta que promove o evento junto com a Educação, com apoio da Secretaria de Cultura.
Para Alexandre Rodrigues, recém-formado em sistemas de informação pela Instituição Toledo de Ensino (ITE), as impressoras 3D são capazes de fazer peças artísticas, de decoração, mas também itens de uso diário, como próteses e materiais para serem usados no ensino dentro de sala de aula, como peças de motores, por exemplo.
Participaram dos projetos e criações a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdades Integradas de Bauru (FIB), Anhanguera, Faculdade de Tecnologia (Fatec), Centro Universitário de Bauru (Ceub), Unisagrado, Uniesp, Etec, Sest/Senat, Senai, Sorri, APAE, bem como atividades da Divisão de Bibliotecas, Pinacoteca, Departamento do Patrimônio Histórico e Secretaria da Educação.