Reprodução/Facebook |
![]() |
Fatec de Lins busca parceiros com objetivo de estender o projeto para escolas públicas do município |
Crianças e adolescentes de Lins (102 quilômetros de Bauru) estão aprendendo a criar jogos de computador na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) do município. O conteúdo das aulas é baseado em uma plataforma de código aberto chamada Scratch, desenvolvida pelo instituto norte-americano Massachusetts Institute of Technology (MIT) com linguagem de programação simplificada para o público mais jovem.
Os alunos da primeira turma têm entre 11 e 15 anos e são atendidos pela Comunidade Educacional para o Trabalho (CEPT). A instituição oferece atividades para jovens no contraturno escolar e firmou parceria com a Fatec Lins para as aulas de programação, que começaram em agosto.
O curso tem duração aproximada de dois meses, com encontros semanais de duas horas. Os estudantes do quarto semestre do curso superior tecnológico de Jogos Digitais da Fatec auxiliam as crianças e jovens voluntariamente.
"Além da importância do ambiente universitário, que favorece a troca de conhecimento e desperta o interesse pelo aprendizado, essa atividade estimula o desenvolvimento de habilidades muito desejadas no âmbito profissional", afirma a presidente da CEPT, Joelita Palmeira Rocha.
Para o professor Júlio Fernando Lieira, da Fatec de Lins, o curso é uma porta de entrada para o mundo dos jogos digitais e ainda permite trabalhar conceitos que podem ajudar no andamento escolar.
De baixa complexidade, eles são responsáveis por familiarizar os alunos com conceitos simples de Física e Matemática, além de incentivar a criação de histórias. "A programação exige lógica e criatividade e a ideia é que, no final do curso, a gente consiga fazer um projeto em equipe para desenvolver também essa habilidade", diz.
OS JOGOS
A primeira turma do curso já criou três pequenos games: Movimentando Félix tem como personagem um gato, que deve fugir de obstáculos para alcançar o ponto de chegada; Coletando Maçãs pede que o jogador pegue o maior número de frutas em curto período de tempo; Félix Voando foi desenvolvido em estilo Flappy Bird - um jogo criado em 2013 por um programador vietnamita - e mostra um gatinho no centro da brincadeira, com a missão de comer donuts e desviar de prédios ao mesmo tempo.
Os alunos que concluírem as 20 horas da carga horária continuam tendo acesso à plataforma Scratch, que é online e gratuita. Com esse recurso, eles estarão capacitados a aplicar e praticar os conhecimentos, criando jogos que podem ser testados na Internet. O professor da Fatec está conversando com possíveis parceiros visando levar o cursinho para as escolas públicas.