Geral

Jornalismo da Unesp celebra 35 anos com semana de discussões

Cinthia Milanez
| Tempo de leitura: 2 min

Arquivo Pessoal
Professora Ângela Maria Grossi destaca que a grade curricular do curso foi modificada

Com o propósito de celebrar os seus 35 anos de existência, o curso de Jornalismo da Unesp, em Bauru, terá uma semana inteira de discussões acerca da profissão. O evento "Jornalismo Unesp 35 anos: memórias e desafios" ocorrerá entre os dias 19 e 22 de agosto deste ano. Gratuitas, as inscrições já estão abertas.

Professora efetiva e coordenadora do curso de Jornalismo da Unesp, em Bauru, Ângela Maria Grossi explica que a abertura oficial da iniciativa ocorrerá no dia 19 de agosto, às 19h. Depois, haverá uma mesa redonda relembrando a história do curso.

No decorrer dos dias, temáticas como os meios impresso e digital, o ecossistema da desinformação, a transparência pública, a diversidade e o audiovisual serão debatidas.

O último tópico, por exemplo, contará com a participação dos jornalistas Fabio Turci (Rede Globo), Carla Bigatto (BandNews) e Edgar Alencar (SporTV). Os três são egressos da Unesp, em Bauru. "Pretendemos promover um encontro de gerações", destaca a docente do curso.

Ângela não se formou na instituição, mas está na universidade desde 2012. De lá para cá, muita coisa mudou. "A principal alteração diz respeito à nova grade curricular, que se concretizou neste ano, trazendo disciplinas como Jornalismo de Dados, Empreendimento Jornalístico e Pensamento Jornalístico na América Latina", complementa.

No entanto, a coordenadora do curso destaca um ponto negativo. Desde o seu ingresso, os projetos de extensão apresentaram uma queda de, pelo menos, 50%, devido às dificuldades financeiras.

VEIA HUMANÍSTICA

Mesmo assim, o curso tem forte veia humanística, ao mesclar a formação técnica com a social. "O estudante consegue entender o mundo, fato que facilita bastante quando chega ao mercado de trabalho", justifica.

Além disso, a professora acredita que o Jornalismo da Unesp seja uma importante fonte de mão de obra qualificada para a região. "Algumas cidades do Interior de São Paulo não têm sequer um veículo de comunicação. O curso incentiva os profissionais a empreenderem e, consequentemente, a produzirem informação de qualidade para que a população, de fato, entenda o que acontece em seu respectivo município", argumenta.

SERVIÇO

O evento "Jornalismo Unesp 35 anos: memórias e desafios" ocorrerá entre os dias 19 e 22 de agosto deste ano. Gratuitas, as inscrições poderão ser feitas por meio do seguinte link: https://sites.google.com/unesp.br/jornalismo35-faac.

Comentários

Comentários