José Milagre

Bauru Innovation Day

01/09/2019 | Tempo de leitura: 3 min
JCNET

A segunda edição do Bauru Innovation Day aconteceu no último dia 29 de agosto de 2019. A organização preparou um grande time de palestrantes para abordar a inovação na sociedade. O evento contou com palestra da Sandwich Valley, iniciativa para fomentar Startups na Região. E para fechar, assistimos a palestra de Geraldo Rufino, empreendedor, escritor e palestrante, que nos brindou com uma dose de motivação nos negócios e no empreendedorismo. O evento demonstra claramente o potencial da cidade para a inovação, a densidade de negócios inovadores e startups e o momento favorável. Nossos parabéns a Asserti, Senai, Acib, Sesi, Sandwich Valley, Sedecon, OAB, Sebrae, Sevna e Assenag pela correalização.

Quando eu sei

que é hora desistir?

Questionado por um participante sobre "Quando saber se é hora de desistir e buscar outros caminhos no mundo do empreendedorismo", Geraldo Rufino respondeu no sentido de que o empreendedor deve primeiramente busca a base, que o primeiro networking é na família e ainda disse: "Ser infeliz. Eu não faço isso por um dia. Por dinheiro nenhum. Eu sou muito firme nos meus valores. E meus valores precisam me fazer feliz"

Sandwich Valley em constituição

A Sandwich Valley é uma iniciativa organizada de empreendedores de Bauru, interior de São Paulo, para construir um ecossistema de empreendedorismo, startups e inovação na cidade. Esta iniciativa é sem fins lucrativos, independente, não partidária, sem vínculos com ideologias políticas ou especificamente com uma entidade ou empresa. Ela reúne todos os atores que pretendem atuar nesse ecossistema, sem restrição ou regulação. Em breve eventos serão oferecidos na cidade. Além disso, será feito o mapeamento de agentes do ecossistema de Startups, que já está em andamento.

Um novo golpe em aplicativos de relacionamento

Os bandidos estão 24 horas por dia buscando meios para lesar pessoas. Um novo golpe foi recentemente identificado e envolve pessoas que se relacionam com estranhos ou acessam redes sociais de relacionamentos, incluindo alguns aplicativos. Se dá da seguinte forma: a vítima recebe uma solicitação de amizade ou match e começa se relacionar com a outra pessoa, que usa fotos atraentes. Após isso, é convidada a se expor e envia fotografias e vídeos após receber as da pessoa. O discurso de repente muda e a pessoa do outro lado começa a exigir dinheiro para não divulgar as fotos e conversas da vítima. A fraude é tão bem arquitetada que as vitimas recebem ligações de outros homens, exigindo o pagamento rápido para que os dados não vazem e caiam em mãos erradas. Chegam até mesmo a levantar dados dos familiares da pessoa, informando que estes saberão das conversas e fotos. A vitima, desesperada, paga aos bandidos, que desaparecem.

Como se proteger

da extorsão?

O primeiro ponto é tomar muito cuidado com estas abordagens e solicitações. Só adicione pessoas que conhece ou faça uma pesquisa prévia sobre o perfil e seu ciclo de amizade. Nunca escreva nada comprometedor ou envie conteúdos íntimos. Caso já tenha enviado, não responder o fraudador, registrar a extorsão e principalmente, em nenhum momento pagar ao bandido, pois ocorre o chamado efeito "respingo", onde o bandido vai pedir mais e mais dinheiro.

Divulgar Fake News

passa a ser crime

O Congresso derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro acerca da divulgação de FakeNews. A partir de agora, quem cria ou simplesmente "replica" fakenews para fins eleitorais envolvendo candidatos pode pegar de 2 a 8 anos de cadeia. A previsão é da Lei 13.834/2019. Não bastasse, o presidente do Senado, David Alcolumbre, anunciou que será criada uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para investigar "notícias falsas", onde será debatido com maior profundidade a nova Lei.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.