José Milagre

Algoritmo racista!

13/10/2019 | Tempo de leitura: 2 min

O Governo do Reino Unido está sofrendo acusações de ter implantado um algoritmo de reconhecimento facial racista na verificação de fotos de passaportes. Conforme vem sendo destacado pela New Scientist, o governo tinha conhecimento de que o algoritmo falhava no reconhecimento de tons de peles mais escuros. Apesar disso, decidiram utilizam o referido código. Como informado pelo porta-voz da Comissão de Igualdade e Direitos Humanos do Reino Unido, “A raça de uma pessoa não deve ser barreira ao uso da tecnologia em serviços públicos”. Há algum tempo atrás, o Google também se envolveu em grave problema por um algoritmo seu também considerado racista. Discute-se no mundo quem será responsabilizado por tais ofensas. Qual sua opinião? Escreva para consultor@josemilagre.com.br

Gerenciar senhas é um desafio para empresas pequenas

Segundo um relatório publicado pela LastPass (Logmein), revela qu funcionários seguem com hábitos de senhas considerados ruins. O estudo apresenta que 80% das violações realizadas por criminosos digitais estão ligadas a credenciais roubadas e reutilizadas. E o mais interessante: De acordo com o estudo, os funcionários de micro e pequenas empresas reutilizam cada uma das senhas, em média, 13 vezes. Como visto, empresas com menos de 1.000 funcionários chegam a reutilizar senhas de 10 a 14 vezes, em comparação a apenas 4 senhas que são reutilizadas em empresas maiores. Pequenas empresas podem ser consideradas mais vulneráveis. Todo o cuidado é pouco!

Facebook intensifica Fact-check de oferta de empregos

O Facebook está atuando de forma incisiva em relação a fakenews, mas agora, não vem combatendo apenas desinformações políticas, mas até mesmo falsas ofertas de emprego. A nova ferramenta promete auxiliar o trabalho de administradores de grupos, que até então não tinham elementos para filtrar as vagas publicadas por pessoas e verificar a autenticidade das mesmas. A tendência é que estas telas aumentem, sobretudo agora, faltando menos de um ano para o pleito eleitoral. Normalmente, as falsas vagas de empregos escondem vírus e trojans que infectam o computador das pessoas que clicam! Fique atento!

TSE intima Operadoras por Fakenews no WhatsApp

Para quem achava que a guerra eleitoral das eleições de 2018 havia sido superada e surpreendeu com a notícia desta quinta-feira, onde o TSE mandou intimar todas as operadoras de telefonia após o WhatsApp ter reconhecido que o App foi utilizado para divulgação de Fakenews nas Eleições passadas. Elas terão que informar quais as linhas telefônicas cadastradas em nome de 4 (quatro) empresas suspeitas de disparos em massa, em favor do atual presidente Jair Bolsonaro. Não há data para julgamento da ação. O TSE veda o uso de ferramentas de automatização. A medida só apura as linhas nacionais, já que linhas internacionais estariam fora do alcance do TRE. Você acredita que as eleições 2020 estarão limpas de fakenews no WhatsApp? Escreva sua opinião para consultor@josemilagre.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.