Bauru Ilustrado

O mês de novembro na história de Bauru


| Tempo de leitura: 5 min

3 de novembro de 1931 - Para os bauruenses mais idosos, não será novidade falarmos em torno da Orchestra de Concertos Symphonicos (ortografia da época) que se apresentou com êxito, pela primeira vez, no dia 3 de novembro de 1931, com mais de 40 músicos e regida pelo Maestro Barberis.

4 de novembro de 1895

Apesar da luta desenvolvida pelos políticos de Espírito Santo da Fortaleza, contra as eleições realizadas em julho de 1895, as quais elegeram todos os vereadores aqui residentes, as autoridades estaduais determinaram que no dia 4 de novembro daquele ano fosse feita a apuração legal, cujo resultado final foi amplamente favorável a Bauru.

4 de novembro de 1950

Ernesto Monte, que nasceu em Jundiaí, aqui chegou na segunda década do século XX. Depois de desenvolver atividades profissionais nos mais diferentes setores, ingressou na política e se elegeu vereador. Foi prefeito, indicado pelo então interventor de São Paulo, Adhemar de Barros. Posteriormente, se elegeu primeiro suplente como deputado estadual. Após prestar uma excelente folha de serviços a Bauru, veio a falecer no dia 4 de novembro de 1950.

8 de novembro de 1897 - Bauru, já sede do município, dirigiu diversos pedidos às autoridades eclesiásticas, a fim de que fosse indicado um guia espiritual e conselheiro para todos. Foi assim nomeado o primeiro padre para a nossa cidade, Antônio Gomes Xavier. Ele, no entanto, nem chegou a completar três meses na função, pois faleceu no dia 8 de novembro de 1897.

9 de novembro de 1947

Uma data histórica para Bauru é aquela atinente ao dia 9 de novembro de 1947, quando foram realizadas as primeiras eleições após a queda de Getúlio Vargas em 1945 e do seu Estado Novo implantado em 1937. Naquele pleito eleitoral, foi vitorioso o advogado Octávio Pinheiro Brisolla, com 2.261 votos, seguido de João Simonetti com 2.068. Votaram cerca de 10.463 eleitores e a abstenção foi de 25%.

10 de novembro de 1943

Uma das mais importantes conquistas do E.C. Noroeste aconteceu em 1943 quando, no dia 10 de novembro daquele ano, jogando duas vezes no Pacaembu, contra o Guarani de Campinas, venceu o primeiro jogo por 1 a zero (gol de Fontes) e empatou o segundo por 0 x 0. O time campeão foi o seguinte: Amélio, Xandu e Irineu. Chocolate, Sérgio e Balbino. Lamônica, Crisanto, Adolfrises, Cirilo e Fontes.

15 de novembro de 1884

Antônio Teixeira do Espírito Santo e a sua mulher, no dia 15 de novembro de 1884 doaram ao santo da sua devoção, a fim de que fosse formado o patrimônio de São Sebastião de Bauru, o total de 57 hectares e 25 acres de terra. Logo depois começaram a chegar novos colonos, atraídos pela fecundidade dos sertões de Bauru.

15 de novembro de 1934

Em 1931 teve início a construção da Igreja de Santa Terezinha. Depois da realização de várias quermesses, e o recebimento de doações, a obra chegou ao seu final, cuja inauguração aconteceu no dia 15 de novembro de 1934. Naquele dia, um avião, sobrevoando o local, derramou pétalas de rosas, símbolo da vida de ação daquela santa.

17 de novembro de 1907

Em outubro de 1907, o capitão João Antônio Gonçalves recebeu parecer favorável da Câmara Municipal para explorar o serviço telefônico em Bauru, empreendimento esse que recebeu o nome de Empresa Telefônica Bauruense. A inauguração aconteceu em 17 de novembro de 1907, cujo primeiro aparelho foi instalado na casa comercial de Manuel Alves Seabra.

22 de novembro de 1942

Depois da desastrosa derrota contra o Taubaté (7 a 0), pela disputa da final do Campeonato do Interior de 1942, o Lusitana F.C., hoje Bauru A.C., marcou um jogo contra a seleção de Mato Grosso que havia disputado o campeonato brasileiro daquele ano. Naquele dia, o Alviceleste alcançou uma das maiores vitórias de toda a sua história, ao vencer por 10 a 1.

23 de novembro de 1914

O Engenheiro Sylvio Saint Martin, um dos pioneiros bauruenses que realizaram inestimáveis trabalhos na construção da E;F. Noroeste do Brasil, desenvolveu também influentes atividades em Bauru e participou ativamente do primeiro serviço de captação de água. Falecei ele em 23 de novembro de 1914 e o seu nome foi dado à antiga Rua das Flores.

23 de novembro de 1958

Há 44 anos, mais precisamente no dia 23 de novembro de 1958, quando de um jogo frente ao São Paulo F.C., o antigo estádio noroestino foi parcialmente destruído por um incêndio. O campo foi interditado e o Alvirrubro passou a mandar os seus jogos no campo Bauru A.C.

24 de novembro de 1927

Foi em Bauru que se desenvolveu o homem de letras, Rodrigues de Abreu. Sua presença se fazia sentir em todas as promoções de cunho social-cultural, Vítima de terrível moléstia (tuberculose) faleceu ele no dia 24 de novembro de 1927, assistido pelo seu pai, irmãos e amigos da cidade que ele sempre amou.

29 de novembro de 1959

Quando ainda disputava o campeonato da I Divisão de Profissionais, o E.C. Noroeste conseguiu grandes vitórias frente aos chamados grandes do futebol paulista. Mas foi em 29 de novembro de 1959, ao enfrentar o S.C. Corinthians Paulista, em Bauru, que o time noroestino conquistou uma histórica goleada, ao triunfar por 6 a 3.

30 de novembro de 1953

Passados apenas seis meses da instalação do Departamento de Hipismo do Automóvel Clube e face ao grande interesse em torno daquela vitoriosa iniciativa, uma reunião aconteceu no dia 30 de novembro de 1953, quando então foi fundada a Sociedade Hípica de Bauru, cujo primeiro presidente foi Plínio Ferraz.

Comentários

Comentários