Reinaldo Cafeo

O melhor trimestre em um ano

17/11/2019 | Tempo de leitura: 2 min

O IBC-Br do Banco Central, que é a prévia do desempenho do Produto Interno Bruto brasileiro, teve o melhor desempenho para um trimestre em um ano. O trimestre fechado em setembro apresentou crescimento de 0,91% se comparado ao trimestre anterior. Se comparado ao mesmo período do ano o crescimento foi de 1,67%.

Setembro: alta de 0,44%

O desempenho do mês de setembro deste ano é o melhor desde maio ao atingir 0,44%. Se comparado a setembro do ano passado, o crescimento é de 2,11%. Em 12 meses, o índice acumula alta de 0,99%.

Vendas no varejo em alta

Confirmando os números do IBC-Br, as vendas no varejo apresentaram alta de 0,7% em setembro, sendo o melhor mês de setembro em 10 anos. Os dados são do IBGE. O percentual é o quinto resultado positivo consecutivo. Sobre o mesmo mês do ano passado a alta é de 2,1%.

Setor de serviços também avança

Após amargar resultados negativos, o setor de serviços no Brasil avançou em setembro e fecha o terceiro trimestre com o primeiro resultado positivo no ano. É o melhor mês de setembro em cinco anos. A alta em setembro se comparado a agosto foi de 1,2%. Os dados do IBGE apontam crescimento de 1,4% sobre o mesmo período do ano passado.

Dados animadores

Não é para sair gastando por conta, mas os dados recentes do desempenho econômico brasileiro são animadores. Os agentes econômicos estão mais confiantes, principalmente após a aprovação e promulgação da Reforma da Previdência. Além disso, os juros estão em queda, o emprego, mesmo timidamente voltando, e ainda ocorre injeção de dinheiro na economia via FGTS, PIS/Pasep e décimo terceiro salário.

Primeiro emprego

A Medida Provisória do Emprego Verde e Amarelo irá oportunizar o primeiro emprego aos jovens de 18 a 29 anos. Com redução no INSS patronal (de 20% para zero), queda na alíquota do FGTS (de 8% para 2%) e redução na multa do FGTS por dispensa sem justa causa (de 40% para 20%) a expectativa é que milhares de empregos sejam gerados, à medida que o custo para o empreendedor será menor.

Sem burla

Para evitar burla no novo sistema, as regras são transitórias (por dois anos) e somente serão aplicadas ao primeiro emprego. O governo federal tomou o cuidado de totalizar o número de empregados atualmente registrados e se houver substituição de mão de obra haverá autuação das empresas. Também uma nova empresa não poderá contratar mais do que 20% de funcionários por este novo sistema.

'Não é revolução e sim evolução'

Esta frase pinçada pelo ministro Paulo Guedes demonstra o pensamento liberal. Este pensamento não se impõe, se pratica.

Mude já, mude para melhor!

Muita gente diz que as pessoas bem-sucedidas têm sorte. Eu diria: quem trabalha com afinco, se aprimora, desempenha um trabalho ético e focado em resultados terá sua recompensa. Sorte? Competência mesmo. Busque seu sonho e trabalhe para chegar lá. ca que não tem nada de sorte nisso. Sempre é tempo para mudar, mude já, mude para melhor!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.