Reinaldo Cafeo

IPTU em Bauru: pagar ou não à vista?

26/01/2020 | Tempo de leitura: 3 min

Quem quiser optar pelo pagamento à vista do IPTU em Bauru tem somente até o dia 31 de janeiro para fazê-lo. Nesta fase, o contribuinte deve somente indicar no site da Prefeitura (https://www2.bauru.sp.gov.br/financas/iptu/) que optou pelo pagamento à vista. Somente em março é que irá emitir o boleto. Os pagamentos começam em abril. As opções são: à vista com 10% de desconto sem emissão de carnê. Desconto de 5% com a emissão do carnê ou em 10 parcelas sem desconto. Pagar ou não a vista?

Pague à vista!

O plano de financiamento da prefeitura indica taxa de juros de 2,42% ao mês se comparado aos 10% de desconto à vista e 1,16% ao mês de juros para quem optar pelos 5% de desconto. As aplicações financeiras consideradas conservadoras, como é o caso da caderneta de poupança e as demais modalidades de renda fixa, estão rendendo entre 0,26% a 0,40% ao mês. Sendo assim, pague à vista. E faça isso já no site para obter os 10% de desconto. Se não tiver dinheiro, financie em 10 parcelas diretamente na prefeitura, portanto, não vale a pena fazer empréstimo no banco para pagar à vista. Resumindo: tendo dinheiro pague à vista. Reforço: faça sua opção agora.

Negociou a tarifa do cheque especial?

Não custa alertar: você tem limite do cheque especial? Se sim, negociou a tarifa? Como foi amplamente divulgado, os juros do cheque especial foram limitados em 8% ao mês, com isso o Banco Central brasileiro liberou as instituições financeiras para cobrar, se desejarem, uma tarifa de 0,25% sobre o limite que exceder R$ 500,00, mesmo que este limite não seja utilizado. Alguns bancos não irão cobrar e já avisaram seus clientes. Outros bancos optaram por cobrarem a partir de junho deste ano. Se seu banco não se manifestou, não adie mais: mantenha contato com o gerente de seu banco e saiba como será a política das tarifas nesta modalidade.

8% ao mês é pouco?

Evidentemente que não! Os juros médios eram de 12% ao mês e caiu para 8% ao mês. Costume dizer que o devedor do cheque especial se afogava a 12 metros e agora continua se afogando a 8 metros. Juros de 8% ao mês equivale a 151,82% ao ano. Um absurdo. Há outras modalidades mais baratas. Saia da zona de conforto e evite uso do cheque especial. O raciocínio vale também para o uso do rotativo do cartão de crédito.

Você controla sua vida financeira?

E aí, iniciou o ano de maneira diferente? Assumiu o controle financeiro de sua casa? Avalie os tópico a seguir e veja se você está controlando sua vida financeira: 1) Não possui dívidas; 2) Controla seu orçamento; 3) Segue rigorosamente o seu planejamento; 4) Gasta menos do que ganha; 5) Investe as sobras de caixa; 6) Tem reserva financeira para emergências; 7) Dedica tempo para estudar finanças pessoais; 8) Possui investimentos e estão bem estruturados e 9) Caminha para sua liberdade financeira. Como você está? Reflita.

Mude já, mude para melhor!

Devemos sempre cuidar bem de nosso "público". Não falo de apresentações artísticas ou palestras e até mesmo aulas. Falo de cuidar bem daqueles que nos cercam. Se cuidarmos bem destes, teremos sempre um público fiel e nos apoiando. Pense nisso. Sempre é tempo para mudar. Mude já, mude para melhor!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.