Boris Iéltsin, o primeiro presidente da Rússia, após o colapso econômico da União Soviética disse que “nós não apreciamos o que temos até que se acabe. A liberdade é assim. É como o ar. Quando você o tem, não percebe”. Realmente, se você neste momento está “preso” em casa em quarentena por causa da pandemia do novo coronavírus, com certeza dá toda razão ao líder russo.
Mas o que as pessoas mais desejam fazer depois que passar a pandemia?
Para buscar essa resposta, acaba de ser realizada uma pesquisa pela Kantar, líder mundial em dados, insights e consultoria.
CUIDADOS COM A BELEZA
O primeiro item é cuidar da beleza. Isso inclui cortar/tingir o cabelo, fazer as unhas ou as sobrancelhas. Portanto, se você possui salão de beleza ou barbearia, prepare-se para um boom nos negócios e na demanda pelos cosméticos.
COMER FORA, BALADAS E SHOWS
O segundo desejo é “comer fora”. Muitas pessoas disseram que vão direto ao restaurante saborear sua comida favorita. Depois, vem “ir para a balada” com destaque para bares, boates ou pelo menos reunir os amigos para uma festa. Em quarto lugar está “assistir a shows”.
CURTIR A CASA E A NATUREZA
Surpreendentemente, o que vem a seguir é “curtir a casa sem preocupação”. Muitos disseram na pesquisa que gostam de ficar sozinhos, lendo, assistindo a filmes e seriados ou jogando videogame, portanto, continuar com a mesma rotina de agora.
Em sexto lugar, aparece “passeio ao ar livre”. Destaque para temporada na praia e fins de semana em resorts e pousadas.
COMPRAS E VIAGEM DE FÉRIAS
Em sétimo lugar foi apontada a “terapia do varejo”, ou seja, poder ir até a loja física para comprar o que deseja. Os entrevistados disseram que apreciam o comercio on-line, porém comprar roupas novas, por exemplo, é muito mais prazeroso na loja.
Em oitavo lugar, vem as “viagens de férias”. As pessoas estão começando a pensar em suas próximas férias. Muitos já sonham com a reserva de um voo. As companhias aéreas podem esperar um retorno significativo, pois o desejo de viajar deverá levar a uma grande demanda.
ESPORTE E ACADEMIA
Em seguida, estão os “eventos esportivos, assistir ou praticar esportes”. Muitos querem voltar à academia.
Com esses indicativos em mãos, você que é empresário não deve bobear. Quando os consumidores voltarem ao mercado ávidos para satisfazer seus desejos e necessidades, é fundamental que sua marca continue sendo lembrada.
Se precisar, procure ajuda profissional para montar sua estratégia de marketing. O que você não pode é perder a chance de seus negócios se destacarem em vendas após a pandemia.
*Kleber Santos é formado em Comunicação Social pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) e pós-graduado em Marketing Estratégico. É diretor da SPCENTRO Produtora de Vídeo & Conteúdo, com sede em Bauru-SP.