Reinaldo Cafeo

Covid19: dicas para manter seu negócio

26/04/2020 | Tempo de leitura: 3 min

A realidade está posta e os negócios estão em baixa em tempos de isolamento social. É hora de gastar energia naquilo que garantirá a sobrevivência de seu negócio. Para auxiliar os empreendedores vamos dar dicas de como enfrentar este grave momento.

Use as redes sociais

Uma coisa é certa: o consumidor está mais do que nunca conectado. Muitos trabalhando em casa, ao lado de sua família, passaram a ler tudo que recebem em seus computadores e smartfones, portanto, uma comunicação bem elaborada pode estimular o consumo. Assim, utilize as redes como suas aliadas. Priorize enviar ofertas aos seus clientes cativos, aqueles que já experimentaram seus serviços ou produtos. O Whats pode ser um primeiro passo, até que ao longo do tempo você consiga estruturar seu negócio em uma plataforma mais robusta.

Faça o produto chegar ao consumidor

Todos estão constatando que o chamado "delivery" não é somente para produtos alimentícios. Não é porque o consumidor não pode ir até a sua loja que a venda não existirá. Desde enviar amostras dos produtos e até mesmo várias opções para que o consumidor escolha o que deseja, até a entrega efetiva, é hora de ir até o consumidor. Estruture as entregas em sua empresa.

O caixa como centro das decisões

Cada Real disponível deve ser gasto com inteligência. Sente no caixa da empresa. Defina metas de curtíssimo prazo. No início da semana avalie o quanto de dinheiro terá disponível na semana. Liste os gastos assumidos e estabeleça prioridades. Priorize pagar as contas que manterão sua empresa em pé, como funcionário e fornecedores. Tributos e compromissos bancários devem ser negociados. Isso vale para os demais contratos com prestadores de serviços.

Antecipe recebíveis

Em situação normal seria melhor não utilizar este expediente, mas como as coisas apertaram, as vendas a prazo podem representar bom reforço caixa. Antecipar os recebíveis pode equilibrar o fluxo de caixa e com isso permitir que você tenha maior poder de negociação com fornecedores.

Reveja suas metas

Aproveite que as atividades estão em níveis baixos e utilize sua energia para rever as metas. Tudo que foi planejado para este ano e para os próximos anos deve ser revisitado. Tudo mudou e o horizonte de recuperação é longo. Revendo suas metas de vendas, você terá clara noção da estrutura necessária para alcançar bons resultados.

Seu time, seu patrimônio

Muitas empresas não suportaram a falta de caixa e já iniciaram o processo de demissão de seus profissionais. Mesmo considerando esta triste realidade, sem dúvida alguma, seu time, seus funcionários e parceiros são seu patrimônio maior. Faça de tudo para preservar aqueles que sempre estiveram ao seu lado. Abra o jogo, reveja jornada e salários, enfim, encontre, na negociação, formas de manter o emprego destes colaboradores.

Ir além

Com o incremento das compras a distância muitas empresas que adiaram entrar no mundo virtual e praticar o e-commerce se deram conta que já deveriam estar neste mundo. As lojas físicas são importantes, mas as ferramentas disponíveis para realização de negócios virtuais, permitem atuar em nível regional, estadual, nacional e até internacional. Evidentemente que nem todos os segmentos têm esta possibilidade, mas ficar esperando o cliente ir até o seu estabelecimento é pouco em tempos de tecnologia virtual. Coloque o ambiente virtual de vendas na nova estratégia para sua empresa.

Mude já, mude para melhor!

Há momentos em que devemos ser firmes, "peitar" todos o tudo, e há momentos que o recuo estratégico é melhor decisão a ser tomada. O isolamento social, o distanciamento dos amigos e até de familiares, nos levam de um lado a ter ansiedade e até nos sentirmos por vezes deprimidos, mas por outro lado, nos faz exercitar a paciência, a tolerância e acima de tudo a vontade de acertar. Não devemos e não podemos enfrentar este momento sozinhos, isolados e sermos teimosos. Sempre é tempo para mudanças. Mude já, mude para melhor!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

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