Coluna Animal

Programas de castração municipais em tempos de pandemia em Bauru

26/09/2020 | Tempo de leitura: 3 min

Com a domesticação de animais pelo ser humano, ele tornou-se responsável pelos mesmos. Surgiu, então, a necessidade de a sociedade controlar a reprodução dos animais de forma ética e responsável, que é a castração de animais domésticos, para evitar a superpopulação.

A castração de caninos e felinos é um procedimento cirúrgico, que pode ser realizado somente por profissional habilitado, que é o médico veterinário.Cabe a todos o controle da superpopulação de caninos e felinos, no entanto, nem todos têm condições de arcar com os custos dessa cirurgia. Foi então que o município de Bauru lançou dois programas de castração para os munícipes de baixa renda, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Serviço Social.

A castração, além de evitar a procriação indesejada de animais, também é de suma importância, porque os animais ficam menos suscetíveis a terem doenças tais como tumor de mama, infecções no útero, além de evitar que fujam para acasalar e sejam transmissores de TVT (tumor venéreo transmissível), que se propaga no acasalamento.

A superpopulação de caninos e felinos é um grande problema de saúde publica, pois essa população que cresce descontroladamente pode transmitir zoonoses, que são doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos, por isso a esterilização de animais domésticos é prevista tanto em Lei Estadual 12.916/08 quanto pela Lei Federal 13.426/17 que preveem políticas públicas para esterilização de animais.

Um dos programas de castração é realizado em clínicas veterinárias conveniadas à prefeitura, em que o munícipe cadastrado no programa leva até à clínica o animalzinho que pretende encaminhar para a castração. O outro programa também é para munícipes cadastrados no programa de castração que sejam de baixo poder aquisitivo.

O município, observando a dificuldade de muitos tutores para levarem seus animais à clínica veterinária criou o programa de castração no Castramóvel, que é um veículo próprio para realizar os procedimentos de esterilização.

No entanto, com o advento da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), algumas alterações foram necessárias para que o programa de castração/Castramóvel pudessem continuar a ser realizadas de forma segura para evitar o contágio dos tutores que levam seus animais ao Castramóvel (instalado atualmente na Vila Dutra para atender os animais desse bairros e dos bairros vizinhos, como Santa Cândida, Leão XIII e Vila Industrial) e dos servidores municipais que trabalham nesse serviço.

Em reunião com o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (Comupda), ficou deliberado que o serviço de castração do Castramóvel será deslocado para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) temporariamente, até que diminuam os efeitos da pandemia, para que a prestação de serviço público possa continuar ocorrendo. No CCZ também já são realizadas castrações de animais encaminhadas pelas ONGs de proteção e defesa animal inscritas no Comupda.

Os animais cadastrados no programa de castração serão levados pelos tutores ate o Castramóvel e de lá seguirão para o CCZ para o procedimento de castração, considerando que no CCZ os profissionais conseguirão manter distanciamento social previsto pela OMS (Organização Mundial da Saúde) dentro do centro cirúrgico. Contando também com uma estrutura mais ampla para atender nesse momento tão delicado que estamos vivendo. Estas explicações foram proporcionadas pelo servidor da Secretaria Municipal da Saúde, Roldão Antonio Puci Neto, diretor de Divisão de Vigilância Ambiental.

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, o serviço público, que é essencial ao funcionamento da sociedade, foi se adequando ao momento em que estamos vivendo e voltando a funcionar para atender cada vez mais e melhor a população e seus pets.

Mariana Fraga Zwicker

Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (Comupda),

Email: comupda.bauru@gmail.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.