Após 4 dias em chamas, a extensa área de mata, entre os municípios de Ibitinga e Bariri, conhecida como Pantaninho, teve o incêndio de grandes proporções controlado neste domingo (4). A informação é do Corpo de Bombeiros de Ibitinga, que ainda mantém equipes no local, junto com brigadistas de usinas, para realizar o rescaldo e apagar qualquer novo foco que surja.
Conhecida por ser uma espécie de pantanal paulista, a área fica às margens do Rio Jacaré-Pepira e é cercada por várzeas e zonas de preservação ambiental, além de pastos e áreas de cultivo de propriedades rurais. Desde a última quarta-feira (30), bombeiros trabalham no local com ajuda de civis para controlar as chamas.
Na tarde deste domingo (4), os esforços para contenção do fogo eram concentrados em áreas de pastos e de cultivo em propriedades.
Acredita-se que o fogo já tenha consumido pelo menos 20 hectares, o correspondente a uma área de 200 mil metros quadrados ou 20 campos de futebol.
AJUDA
Conforme o JC noticiou, equipes do Corpo de Bombeiros de Bauru estiveram por lá, neste sábado (3), junto ao helicóptero Águia da PM para ajudar a combater o fogo.
Como a maior parte da mata atingida é fechada e de difícil acesso, uma grande operação foi montada pelos municípios de Bairi e Ibitinga. A estrutura envolveu aviões agrícolas, além de bombeiros, defesa civil, caminhões de usinas e produtores rurais da região.