José Milagre

Tecnologia e adolescência: Quais os limites?

30/05/2021 | Tempo de leitura: 3 min
José Milagre

Uma pesquisa divulgada pela Rutgers University estudou como o uso das telas podem influenciar no desenvolvimento escolar e interpessoal de adolescentes. A conclusão foi que adolescentes devem preferencialmente usar apenas uma hora por dia das telas em dias de semana e até quatro horas por dia nos fins de semana. A análise foi feita a partir de um acompanhamento de 10 mil alunos do primeiro ano do ensino médio em escolas da China. Segundo o estudo, os alunos que usaram demasiadamente as telas (computadores, celulares, videogames, televisão etc.) tiveram desempenho significativamente ruim na escola. Além disso, esse grupo apresentou quatro vezes mais chance de faltar às aulas. Em comparação, os jovens que usaram as telas com moderação apresentaram bons resultados. Ao usar apenas uma hora por dia nos dias de semana e um pouco mais nos fins de semana, os jovens tiveram participações positivas nas mídias, além de apresentarem bons relacionamentos interpessoais. Assim, é inegável que os jovens devem ser orientados a terem limites quando se trata do uso de tecnologias, pois se auxiliados a desenvolver as suas habilidades de gerenciamento de tempo e autoanálise em relação ao uso das redes, os jovens podem ser beneficiados, ao contrário daqueles que fazem o uso sem moderação.

Microsoft alerta sobre golpes do grupo ligado ao ataque SolarWinds

Segundo a Microsoft, hackers por trás do ataque da SolarWinds (que oferece serviços de gerenciamento de rede usado por agências governamentais) voltaram a atacar, dessa vez através de ação maliciosa envolvendo e-mails destinados a 24 países e 150 organizações, entre elas, órgãos governamentais. Os golpes vindos através de e-mails (phishing) e links maliciosos são comuns e constantemente utilizados. Você deve estar se perguntando como um golpe comum pode por em risco contas governamentais envolvidas em projetos internacionais e grandes trabalhos comunitários e de direitos humanos. A resposta é que quanto mais o tempo passa mais a malicia e expertise dos Hackers aumenta. Desta vez, o grupo de Hackers nomeado "Nobelium" teve acesso a uma conta de marketing online da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional e a partir do acesso, o Nobelium enviou milhares de e-mails para diferentes organizações. Devido a estratégia usada, os e-mails pareciam oficiais da USAID, o que tornou o golpe ainda mais perigoso. Segundo a Microssoft, os e-mails levavam a um arquivo em PDF que executava uma DLL, instalando assim o NativeZone, um backdoor que dava abertura para roubo de dados, ataques, e muitas outras ações prejudiciais. Para a gigante dos softwares, a invasão foi barrada por ferramentas de segurança, dentre elas, o Windows Defender, que consegue detectar e bloquear o NativeZone.

Proteja-se de comentários ofensivos no Facebook

Para você que deseja evitar ataques e comentários ofensivos em suas redes, saiba que o Facebook disponibiliza um recurso para filtrar esses tipos de comentário. Saiba como usá-lo: 1 - O primeiro passo para ativar tal recurso é acessando as configurações da sua rede (representada pela engrenagem) e após isso, selecionar a opção "geral" no menu que aparecerá em seguida. 2 - Você deverá entrar na opção "moderação de conteúdo". Na página que se abrirá, você poderá escolher usar um filtro próprio da rede e escolher também o grau de moderação (desativado, médio ou forte). 3 - Por fim, ainda nesta página da rede, você poderá acrescentar palavras específicas ao filtro, escrevendo as palavras que deseja bloquear de seus comentários e para finalizar, basta clicar em ''Salvar alterações''. Desse modo, simples e rápido, você poderá se poupar-se de ler certos comentários ofensivos, tornando sua experiencia na rede social muito mais agradável.

ANPD abre consulta pública sobre norma de fiscalização

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados publicou na sexta (28) consulta pública sobre a norma de fiscalização da entidade. A Lei 13709/2018 (LGPD) determina que a ANPD estabeleça consulta e audiência pública antes da publicação de seus regulamentos, permitindo a participação da sociedade. A minuta de resolução já pode ser acessada em https://www.gov.br/anpd/pt-br/assuntos/noticias/anpd-abre-consulta-publica-sobre-norma-de-fiscalizacao/2021.05.29___Minuta_de_Resolucao_de_fiscalizacao_para_consultapblica.pdf As participações já podem ser feitas através da plataforma Participa Brasil https://www.gov.br/participamaisbrasil/norma-de-fiscalizacao-da-anpd

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.