Reinaldo Cafeo

Por que o Banco Central elevou a taxa de juros?

08/08/2021 | Tempo de leitura: 4 min

Novamente o Banco Central brasileiro elevou a taxa básica de juros. A alta foi de 1 ponto percentual, atingindo 5,25% ao ano. Afinal, por que esta decisão foi tomada? O fundamento é o controle inflacionário. Com juros básicos (taxa Selic) maiores as aplicações financeiras em renda fixa tornam-se mais atrativas, posto que a taxa Selic é referência para formação dos juros no mercado. Assim, quem tem dinheiro, tende a poupá-lo em vez de consumir. Na outra ponta financiar o consumo fica mais caro. Quem não tem dinheiro e precisa desses financiamentos, também adia o consumo porque o crédito está mais caro. As duas reações conjuntas elevam os estoques de bens e os preços tendem a cair, segurando, na média, a inflação. Ainda tem o efeito sobre a taxa de câmbio, à medida que juros maiores atraem o capital estrangeiro, podendo derrubar a cotação do dólar, evitando a alta nos custos de produção de insumos com cotação de preços internacionais.

Como fica seu dinheiro?

Para quem está capitalizado a renda fixa torna-se mais atrativa. Vamos avaliar algumas modalidades. A velha e conhecida caderneta de poupança passou a render 3,68% ao ano (70% da taxa Selic) ou 0,30% ao mês. O rendimento do Tesouro Direto renderá 5,25% ao ano. Lembrando que neste caso tem o imposto de renda. Mesmo com a alíquota mais alta (22,5%) o rendimento é superior a caderneta poupança atingindo 0,33% ao mês, na alíquota de 15% (mais de 2 anos) o rendimento líquido é de 0,36% ao mês. O CDI atinge 5,15% ou 0,40% ao mês. A renda variável tem sua dinâmica e mesmo com alta de juros na renda fixa, ainda terá sua atratividade. Vale destacar que pela previsão atual da inflação o ganho real, na maioria das aplicações em renda fixa, será negativo, ou seja, não reporá sequer a inflação no período.

E os empréstimos?

Gradativamente o mercado reajustará os empréstimos. As linhas de crédito que possuem garantia são as que terão menor impacto. São elas: penhor de joias, crédito consignado, financiamento de automóveis, crédito imobiliário, entre outros. O impacto maior será sobre o crédito pessoal, cheque especial (limitado a 8% ao mês) e principal no rotativo do cartão de crédito.

Cuidados especial com o rotativo do cartão de crédito

Como colocado acima, o rotativo do cartão de crédito é e será o grande vilão. Assim, planeje suas contas para sempre pagar o valor integral da fatura. Evite dar um tiro em seu próprio pé.

Devem ocorrer novas altas até o fim do ano

Tudo aponta para novas altas até o fim do ano. Diante do cenário atual a taxa básica deve atingir 7% ao ano. Caso isso seja confirmado teremos alta de 1,75 ponto percentual até dezembro.

Concorrência força Spotify a testar assinatura de baixo custo

Ainda é no Estados Unidos, mas pode ser realidade em várias partes do mundo: o Spotify, aplicativo de músicas, testa um sistema de assinatura de baixo custo. O valor é a partir de 0,99 dólares, algo próximo a R$ 5,10 (na cotação mais recente). O plano foi batizado de Spotify Plus, que é monetizada a partir da taxa mensal e de anúncios, mas ao contrário da versão gratuita, permite ao usuário escolher quais canções ouvir e pular músicas quantas vezes quiser. Vamos aguardar.

Refis da Covid

Foi dado parecer em relação ao projeto de lei que reabre programa de parcelamento de débitos tributários, o Refis. Nele está previsto perdão de 90% no valor das multas e juros e de 100% nos encargos para dívidas contraídas até um mês antes da aprovação do programa para empresas e pessoas físicas. A adesão será até o dia 30 de setembro. O saldo poderá ser parcelado em 12 anos, com parcelas reduzidas nos 3 primeiros anos. A equipe econômica é contrária ao parcelamento "tão generoso".

Mude já, mude para melhor!

Hoje, Dia dos Pais, é dia de enaltecer aquele que com seu exemplo nos ajuda a construir o nosso caráter. Lembro-me com saudades de meu saudoso Pai, Aristides Cafeo, que em sua simplicidade e humildade deixou em legado de determinação e foi um exemplo como marido, Pai e amigo. Filhos valorizem seus País. Hoje é de dia de celebrar, seja presencialmente, a distância ou em oração. Um caloroso abraço a todos os Pais. Mude já, mude para melhor!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.