Os pesadelos acontecem durante o sono REM (do inglês, Rapid Eye Movement), quando ocorrem os sonhos. Especialistas os entendem como experiências vívidas que podem ser perturbadoras, incômodas, ameaçadoras e até mesmo bizarra, segundo matéria veiculada no Canaltech. De acordo com ela, eles prevalecem entre crianças, especialmente entre 3 e 6 anos.
Cientificamente não há consenso sobre a origem dos pesadelos, contudo, diversos especialistas acreditam que façam parte dos métodos da mente para processar emoções e consolidação da memória. Para eles, este tipo de sonho acaba atuando como um componente da resposta emocional ao medo e ao trauma. Entre 2% e 8% dos adultos também sofrem com eles.
A matéria do Canaltech ainda aponta que há fatores diferentes que contribuem para um risco maior de pesadelos. O estresse, ansiedade, privação de sono e transtornos de saúde mental, além de uso ou retiradas de medicamentos, são alguns dos feitores dos sonhos ruins. Mas como saber quando é preciso procurar ajuda?
Se afetam sono, humor e, principalmente, acontecem mais de uma vez por semana, impactando atividades diárias, existe orientação para procurar um psiquiatra. A psicoterapia (estratégias e técnicas que auxiliam a lidar com emoções e sentimentos de maneira positiva, reduzindo transtornos e doenças mentais) também é sugerida. Procure sempre um profissional da saúde.