José Milagre

Inovações no mercado imobiliário

19/12/2021 | Tempo de leitura: 3 min

O que esperar do Mercado Imobiliário pós fase de isolamento social? O home office influenciará? Na I&T desta semana, tivemos um papo bacana com a consultora imobiliária, arquiteta e design de interiores Andréa Maccari. Entenda como a tecnologia é, cada vez mais, fundamental no contexto imobiliário e como a união de competências pode gerar importante diferencial para profissionais na área.

O mercado imobiliário inovou na pandemia?

O mercado imobiliário tem investido cada vez mais em tecnologia. A Pandemia, ao contrário do que se pensava, trouxe um cenário de grandes oportunidades para o setor. Novas tecnologias surgem a cada dia tornando nossa vida mais fácil e otimizando processos. O mercado imobiliário, que se manteve em alta mesmo em meio ao caos da Pandemia da COVID-19, tem se atualizado para atender cada cliente de forma personalizada. Temos clientes que são adeptos de tecnologias de última geração, como o uso de óculos de realidade virtual para visitação de um imóvel, mas temos também aquele que não abre mão de visitar o imóvel de forma presencial, desfrutando a sensação de estar dentro do seu novo espaço.

E o home office?

O isolamento também ajudou as pessoas a verem a necessidade de optar por imóveis maiores, com mais estrutura e que conseguissem abrigar o trabalho: Home office, as aulas, as crianças e ainda a diversão, o que impulsionou o setor. A necessidade de falar com clientes sem poder estar próximo, também contribuiu para o uso de tecnologias e elas vieram para ficar.

Quais as ferramentas tecnológicas atuais para se chegar aos clientes?

Há mais de uma década já se adota sistemas de gerenciamento para a atendimento dos clientes neste setor. O CRM, sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente, que gera leads diretamente da internet, facilita o encontro entre quem procura e quem oferece um imóvel. Hoje, um conceito muito usado é o de Omnichannel, que vem a ser atender o cliente em várias plataformas, respeitando sempre suas particularidades.

O significa aliar arquitetura, design e consultoria imobiliária?

O desejo de atender meus clientes de forma mais completa e profissional me faz investir cada vez mais nesta área, pela qual tenho paixão. Para isso, temos uma equipe completa de engenheiros, arquitetos, advogados e prestadores de serviço, capacitados. Além de parcerias, com uma construtora, o que nos permite atuar com reformas, construções, além de compra, venda etc. Para o cliente é uma garantia de segurança e qualidade dos serviços, para que tudo seja realizado da forma mais clara e tranquila possível. Além do mais, a legislação imobiliária é extensa e complexa e os contratos e projetos que devem ser elaborados são documentos legais, por isso a necessidade de profissionais bem preparados.

Quais as vantagens para o cliente em ter sua consultora: corretora, arquiteta e design?

É sempre fundamental, como em qualquer área, buscar um profissional formado para se evitar futuros problemas. Além do conhecimento técnico, que engloba uma avaliação mais precisa e embasada sobre: materiais, estruturas, estilos e patologias, torna-se mais fácil valorizar os pontos fortes da propriedade. Além disso, ao unir conhecimentos de tecnologias e competências de áreas correlatas ao mercado imobiliário, é possível apresentar uma abordagem técnica mais eficaz durante a apresentação do imóvel ao interessado e assim garantir o melhor negócio. Sempre acaba rolando uma dica de decoração e no final uma grande amizade, pois não há satisfação maior do que ajudar alguém a realizar o seu sonho.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

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