
Após 75 anos de funcionamento ininterrupto, a tradicional concessionária de veículos Simão encerrou suas atividades em Bauru. O estabelecimento, inclusive, era considerado na cidade como sinônimo da Ford. O prédio onde a empresa operou desde 1994, na quadra 21 da avenida Duque de Caxias, na Vila Cardia, encontra-se vazio atualmente, situação que surpreendeu vários munícipes.
Muitos deles procuraram o JC, que tentou contato com os sócios da revendedora. Entretanto, eles preferiram não se manifestar no momento, alegando sigilo profissional. A reportagem apurou, contudo, que continuam operando no setor atacadista e varejista de peças automotivas, em imóvel também situado na Vila Cardia, especificamente na quadra 3 da rua Capitão Alcides.
A primeira vez que a família Simão abriu em Bauru uma agência de veículos foi em meados de 1938, quando vieram de Pederneiras. Mas, por conta da 2.ª Guerra Mundial, no ano seguinte, a importação de veículos cessou.
Quando o conflito terminou, em 1946, a loja foi reaberta, funcionando inicialmente na quadra 6 da rua Rio Branco, no Centro. Somente em 1962 o local passou a ser franqueado pela Ford. A história já constou em matérias publicadas pelo JC, em especial no suplemento Bauru Ilustrado.
De acordo com os registros, após 48 anos de atuação na região central da cidade, os sócios desenvolveram um projeto suntuoso para instalar a empresa na avenida Duque de Caxias. A partir dessa mudança, ocorreu uma expansão da concessionária para o ramo de caminhões, com lojas também em Marília e Jaú; e de automóveis em Bauru e Lençóis Paulista.
14 PRÊMIOS
Durante sua trajetória de pouco mais de sete décadas, a Simão conquistou 14 prêmios máximos de melhor distribuidor Ford, chamado Chairman's Award, em que são homenageados os estabelecimentos que se destacam na performance de vendas, serviços e peças, mas, principalmente, na excelência no atendimento aos clientes. A empresa bauruense foi a maior ganhadora desse troféu até os dias atuais.
Em 2016, a Simão ainda foi agraciada com o prêmio de Destaque do Ano, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Bauru (Acib), conhecido como o "Oscar Empresarial" da cidade.
MUDANÇAS
Porém, segundo o que a reportagem apurou, a história começou a se modificar em 2019, quando a Ford finalizou a operação de caminhões no Brasil. Como consequência, a empresa bauruense precisou encerrar, no ano passado, suas três unidades que atuavam na categoria.
Já o fechamento dos estabelecimentos de revenda de carros, também em 2021, teria sido resultado da mudança do modelo de negócio da Ford, que extinguiu as fábricas de automóveis que mantinha no País e descontinuou a produção e venda dos modelos de maior volume em território nacional, focando na importação de SUVs e picapes de alto valor agregado.
Agora, o novo concessionário Ford de Bauru é a Caminho, que está provisoriamente atendendo oficina, garantia e revisões, na avenida Aureliano Cardia, 6-60, Vila Cardia.