Daniela Hueb

Preenchimento labial: veja como devolver o volume dos lábios


| Tempo de leitura: 3 min

É natural que algumas regiões da nossa pele vão perdendo o volume conforme os anos passam ou até antes do tempo, dependendo dos hábitos de vida de cada. Os lábios são uma dessas regiões que vão murchando. Pode reparar em fotos mais antigas: isso é mais comum do que você imagina.

Entretanto, hoje existem inúmeras técnicas que permitem devolver o volume dos lábios e recuperar a autoestima. Até pra quem não tem nenhum volume, é possível fazer algumas aplicações. Para ter mais conhecimento e entender os tipos de procedimentos, a coluna de hoje vai esclarecer todos os pontos do preenchimento labial. Veja em detalhes!

O que é exatamente o preenchimento labial?

Trata-se de uma técnica estética que melhora o formato dos lábios, seja para quem perdeu o volume ou gostaria de ter mais harmonia na região. É um procedimento feito com agulha ou microcânulas, que injetam uma substância específica. Isso é realizado no próprio consultório, permitindo que o paciente volte à vida normal após a aplicação.

Em geral, é utilizada uma substância que é absorvida pelo corpo, o ácido hialurônico, mas de um tipo específico para a região sensível dos lábios. O resultado é muito natural e a quem faz não sente diferença nem incômodo.

Como falei, um dos objetivos mais comuns do preenchimento labial é dar volume à região, que vai murchando com a idade ou hábitos nocivos, como cigarro e excesso de sol. Mas ainda pode ser uma opção para:

* Aperfeiçoar o contorno labial;

* Realçar o filtro labial (aquela pequena depressão no lábio superior);

* Aumentar a hidratação da região, que causa um efeito de gloss à boca;

* Melhorar a sustentação para recuperar a estrutura dos lábios uma vez que pacientes idosos vão perdendo essa estrutura.

Qualquer pessoa pode fazer o preenchimento labial?

Na maioria dos casos, sim, mas o mais importante é que o paciente se consulte com um médico dermatologista especialista no procedimento para avaliar todas as condições.

Até porque, é o especialista que vai garantir que o volume de substância aplicada garanta um efeito natural e harmônico com o rosto.

Inclusive, nos procedimentos de harmonização facial, o preenchimento de lábios é uma das técnicas mais comuns, sabia?

O preenchimento labial dura para sempre?

Não, como você viu, o ácido hialurônico é uma substância que vai sendo absorvida pelo nosso corpo de forma natural. Então, esse procedimento dura cerca de um ano ou um pouco mais, sendo necessário reaplicar depois do período.

Dói fazer o preenchimento?

Claro que cada pessoa tem uma tolerância à dor, mas é um procedimento bastante tranquilo e feito com anestésico tópico na região, o que melhora muito a sensação.

Vale salientar que, logo após a aplicação, a pessoa apresenta um inchaço dos lábios e a possibilidade de algumas manchas roxas, o que é normal e desaparece depois de uma semana em média. Com isso em mente, é interessante não fazer o procedimento logo antes de datas importantes para você. O resultado final, você nota após passar esse período de inchaço.

É indicado não tomar sol antes e durante o processo de recuperação, ok? Por isso, mantenha-se na sombra sempre e use protetor labial com fator de FPS, em geral recomendado pelo seu dermatologista.

O lábio vai ficar imobilizado?

Não, de forma alguma. Isso porque o ácido hialurônico, substância usada, está presente no corpo humano e não causa reações, desde que a aplicação seja totalmente segura (por isso é importante buscar médicos especialistas).

Vale ressaltar que ácido hialurônico é diferente da técnica que aplica toxina botulínica. A toxina é utilizada para amenizar marcas de expressão e rugas e age diretamente nos músculos. São duas técnicas muito interessantes e importantes para quem busca se cuidar, mas com objetivos diferentes, ok?

Mais um ponto para se ter em mente: a região dos lábios é extremamente vascularizada, portanto busque um especialista na técnica para não sofrer nenhum tipo de problema. Na sequência, leve à risca todas as recomendações do médico para se recuperar bem e garantir um efeito satisfatório.

Comentários

Comentários