Cultura

"Águas e cores": a aquarela de Yuji Sato


| Tempo de leitura: 2 min

Com muitas cores, paisagens belas e obras delicadas, o Centro Cultural do câmpus da Universidade de São Paulo (USP) de Bauru recebe, até dia 12 de abril, a exposição "Águas e cores", do artista Yuji Sato.

Nascido em Irapuru, no Interior de São Paulo, o artista plástico possui grande história em Bauru, tendo chegado à terras bauruenses no início da década de 1960. Na década de 1970, encontrou em sua casa um conjunto de tinta guache, que seria sua iniciação no caminho da pintura.

Ele pintava em tudo. Desde paredes até móveis e portas velhas, que se tornaram telas onde o tema era sempre paisagens com árvores e montanhas.

Em 1987, se mudou para Campinas e participou de um curso completo de desenho e pintura, no Atelier Escola Paulo Branco, onde desenvolveu diversas técnicas como óleo, grafite, nanquim, lápis de cor, pastel seco, acrílico e aquarela.

Sato também chegou a fazer alguns trabalhos em óleo e lápis de cor, mas quando viu um lindo trabalho em aquarela de um colega, ficou fascinado, experimentou e se apaixonou. Desde então, trabalha exclusivamente com essa técnica.

A EXPOSIÇÃO

O tema "Águas e Cores" surgiu espontaneamente, visto que o artista sempre procurou retratar em suas obras paisagens exuberantes, onde a água abundante e as cores vibrantes da natureza estão sempre presentes.

No Centro Cultural do campus USP de Bauru, o artista expõe 35 obras, utilizando a técnica de aquarela, e procura passar ao observador tranquilidade, alegria e felicidade.

Além de artista, Yuji também é administrador de empresas graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), pós-graduado em análise de sistemas por esta mesma universidade e em sistemas de informações pela Faculdades Associadas de São Paulo (FASP).

SERVIÇO

O Centro Cultural da USP fica na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária, em Bauru. A mostra está aberta à visitação pública até o dia 12 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações no telefone: (14) 3235-8394 ou no e-mail: centrocultural@usp.br.

Comentários

Comentários