Lisia Vargas

Desorganizados crônicos

24/04/2022 | Tempo de leitura: 2 min

Muitas vezes, a desorganização é crônica, e vem de longo tempo na vida da pessoa. O primeiro passo é entender o que causa a desorganização. No dia a dia, a desordem geralmente acontece desde a cama desarrumada, roupas usadas espalhadas, até a louça do dia anterior (ou dias) por lavar!

A desordem pode ocorrer em situações específicas da vida, como uma mudança de casa, de um emprego, e até do nascimento de um filho, essas ocasiões podem gerar uma desorganização, em um primeiro momento, mas tudo volta ao seu lugar depois da adaptação.

Já a desorganização por um longo tempo, é identificada quando os objetos ficam jogados e amontoados pelos ambientes da casa durante meses ou até anos. Essa é uma a situação característica de desorganização crônica! Por mais que a pessoa tente, sozinha, não consegue se reorganizar e sofre porque sabe que jamais conseguirá. O(a) Personal Organizer pode ajudar, desde que não existam questões emocionais envolvidas. Se for o caso, o ideal é o acompanhamento um psicólogo para identificar o que está causando essa desordem.

DICAS

> Descarte e desapegue de tudo que não necessita mais, que não seja mais relevante para você

> Reserve um tempinho do seu dia para arrumar e colocar tudo de volta em seus devidos lugares

> Categorize

> Cada objeto, por menor ou insignificante que seja, deve ter a sua "casinha", o seu CEP, o seu lugar ideal, pré-definido

> Identifique

> Mantenha uma disciplina

> Pegou, usou, guardou de volta no lugar.

OBSERVAÇÃO!

O desorganizado crônico pode ou não ser um acumulador. Já o acumulador, geralmente é desorganizado. A característica é que, para essa pessoa, a decisão de desapegar, é muito difícil, e definir o que vai embora e o que é necessário na sua vida, causa muito medo, e geralmente ela acha que poderá precisar daqueles objetos, no futuro.

A desorganização crônica, pode estar relacionada à ansiedade, depressão, e outras síndromes, e só o profissional capacitado pode diagnosticar, um médico ou um psicólogo.

O fato é, a desorganização espacial gera desorganização mental, stress, cansaço físico, falta de rendimento no trabalho, insatisfação entre outros…

Então, organize-se e tenha uma vida mais tranquila e feliz!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.